Dermaped: diretora da SBP fala sobre o andamento para que a Dermatologia Pediátrica se torne área de atuação

A luta histórica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para que a Dermatologia Pediátrica se torne área de atuação foi apresentada pela 2ª diretora financeira da instituição, dra. Maria Angélica Barcellos Svaiter, no painel “Dermatologia Pediátrica no Brasil”, ocorrido no 4° Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (Dermaped).

Durante sua exposição, dra. Angélica Svaiter mostrou as etapas percorridas para pleitear o reconhecimento de uma área de atuação junto à Associação Médica Brasileira (AMB) e à Comissão Mista de Especialidade (CME).

“O fluxo de reconhecimento é a votação no Conselho Científico da AMB pelos representantes das 55 especialidades e, em seguida, pela CME, composta pela AMB, Conselho Federal de Medicina e pela Comissão Nacional de Residência Médica com ênfase nas matrizes de competências de cada programa. No momento, a Dermatologia Pediátrica é uma Área de Concentração de Conhecimento e ainda não é reconhecida como uma área de atuação”, explicou.

Dra. Angélica Svaiter ressaltou que a SBP entregou novamente neste ano toda a documentação necessária à AMB para avaliação do processo de reconhecimento da Dermatologia Pediátrica como área de atuação, como já ocorre há mais de uma década.

O 4° Dermaped foi realizado pela SBP em parceria com a SPRS, em Porto Alegre (RS).