Dia Mundial do Diabetes: SBP divulga minibiografia de Frederick Banting, descobridor da insulina


Neste 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes –, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apresenta aos associados uma minibiografia sobre o professor Frederick Banting, que juntamente com Charles Best, descobriu a insulina, em 1922. A homenagem da SBP tem o intuito de celebrar a obra do pesquisador, assim como enfatizar a importância da prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo da doença.

ACESSE AQUI A MINIBIOGRAFIA DE FREDERICK BANTING

De modo deliberado, o dia 14 de novembro foi escolhido pela International Diabetes Federation (IDF), em 1991, para concentrar os esforços de divulgação sobre o diabetes (tipo 2), em referência ao aniversário de Frederick Banting. Atualmente, a data é comemorada em mais de 160 países e, para o biênio 2018-2019, as celebrações adotaram como tema: “A família e o diabetes”.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e orientando os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença. Em 2007, no Brasil, foi publicada a Lei nº 11.347/2006, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos para diabetes e materiais necessários à sua administração.

SINTOMAS - O diabetes, cuja evolução é silenciosa por vários anos, tem entre seus principais desafios o diagnóstico precoce. O aumento de apetite e sede, cansaço, perda rápida de peso e alteração na visão são sinais de alerta aos quais a população – adulta e também pediátrica – deve estar atenta.

Caracterizado pelo aumento de açúcar no sangue, o diabetes não é provocado pelo exagero no consumo de doces, mas pelo aumento de peso provocado por hábitos alimentares errados, associado à falta de atividade física. O excesso de calorias ingeridas, que não é utilizado para o gasto energético, acumula-se na forma de gordura, levando ao aumento do risco do desenvolvimento da doença.

Pessoas com histórico familiar de diabetes, como mãe ou pai com a doença, devem redobrar a atenção e incluir em seu dia a dia a prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis.

CAMPANHA - O símbolo global do Dia Mundial do Diabetes é o círculo azul. O círculo simboliza a vida e a saúde, e o azul reflete o céu que une as nações. A junção do círculo com a cor azul significa a unidade da comunidade global em resposta à epidemia do diabetes e funciona como um estímulo para a união da luta de controle da doença. Nesse dia, monumentos em todo o mundo são iluminados de azul.

Os objetivos do Dia Mundial do Diabetes são: alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre o tratamento adequado. Essas ações são uma resposta ao alarmante crescimento do diabetes, que acomete 13,4 milhões de pessoas no Brasil. O País ocupa o 4º lugar em número de diabéticos, perdendo apenas para a China, Índia e Estados Unidos.