Dia Nacional da Imunização: CFM e SBP unem forças em apoio à vacinação de crianças e adolescentes

Neste 9 de junho (sexta-feira), Dia Nacional da Imunização, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se unem em defesa da vacinação de crianças e adolescentes no País. As entidades encaram com um desafio reverter a queda significativa nas taxas de cobertura vacinal. Na avaliação dos especialistas, um dos fatores que tem contribuído com esse cenário é a intensa difusão de informações falsas sobre os imunizantes. 

Como parte do esforço, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, e o presidente da SBP, Clóvis Francisco Constantino, gravaram um vídeo para alertar os pais sobre a importância do combate às doenças com o uso das vacinas, alertando-os para que levem seus filhos aos postos de saúde. Esse conteúdo se soma a inúmeros outros que as duas entidades têm divulgado ao longo dos últimos meses, com ênfase nesse tema. 

Assista aqui ao vídeo.

“Estamos em estado de atenção, uma vez que somente 70% das nossas crianças foram vacinadas. É importante que não acreditemos em fake news. A ciência já provou que a vacina previne doenças, como o sarampo e a poliomielite, que estão nos rondando. Vamos abraçar essa causa, senhores pais, levando nossas crianças para a imunização. Vamos encher as carteiras de vacinação como era feito no pretérito”, apelou Gallo. Nas tabelas abaixo é possível, os números oficiais do desempenho vacinal. 

Clique aqui e veja a cobertura vacinal por unidade da federação.

Importância - Para Constantino, presidente da SBP, é muito importante que todos atuem juntos para fazer a população compreender a importância da vacinação de crianças e adolescentes. “Nós sabemos que, nos últimos 50 anos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) trouxe a erradicação de muitas doenças graves. E algumas delas já voltaram, infelizmente, como o sarampo. E muitas outras estão na porta de voltarem, como a poliomielite, que é uma doença gravíssima”, ressaltou. 

Eles lembram que doenças que causavam milhões de vítimas no passado, como varíola e poliomielite, foram erradicadas. Outras doenças transmissíveis também deixaram de ser problema de saúde pública porque foram eliminadas no Brasil e nas Américas, como o sarampo, rubéola e rubéola congênita – graças aos imunizantes. 

O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam. 

Calendário - Historicamente, o Programa Nacional de Imunizações tem buscado avançar ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Por conta disso, ainda é considerado uma referência internacional. Como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. 

No total, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. Para mais informações sobre o assunto, busque orientação nos sites do Ministério da Saúde, do CFM e da SBP. Abaixo, configura o quadro de cobertura vacinal dos principais tipos de imunizantes. 

“Vamos todos nós, SBP, representando 45 mil pediatras. Todos nós, médicos brasileiros representados pelo CFM, levarmos à população com muito afinco e muita intensidade a importância da vacinação das crianças e dos adolescentes para que possamos ter cidadãos saudáveis no futuro”, finalizou o Constantino.

Clique aqui e veja a cobertura por imuno em cada estado da federação.