Diagnóstico Diferencial da Puberdade Precoce é o tema da 6ª aula do curso EAD-SBP, disponível aos associados


A plataforma do Programa de Ensino à Distância da Sociedade Brasileira de Pediatria (EAD-SBP) acaba de disponibilizar aos associados, de forma totalmente gratuita, a 6ª aula do curso sobre Puberdade Precoce, patrocinado pela AbbVie Brasil. Com apresentação da dra. Kassie Regina Neves Cargnin, secretária do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, a videoaula introduz conceitos fundamentais para a realização do diagnóstico diferencial da doença.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À AULA (Associado, clique aqui e adquira o ticket de acesso)

De acordo com a especialista, o diagnóstico exato se inicia a partir da diferenciação entre os tipos de puberdade precoce mais recorrentes, classificados como central e periférico. Além disso, o pediatra deve observar as variantes do desenvolvimento puberal, que se manifestam na forma de adrenarca (surgimento precoce de pelos pubianos em indivíduos de ambos os sexos) ou telarca (aparecimento das mamas em meninas com menos de 8 anos de idade).

No vídeo, a dra. Kassie Cargnin detalha as diferenças entre as causas da precocidade sexual. “A puberdade precoce central não cursa com virilização, mas influencia no crescimento, que é progressivamente acelerado, e também na idade óssea. Por outro lado, a telarca precoce não tem efeitos sobre nenhum desses fatores”, enfatiza.

Segundo a especialista, o pediatra deve observar as pequenas diferenças para saber quando acompanhar essa criança e o momento de encaminhá-la para um endocrinologista pediátrico. “A manifestação isolada da telarca ou adrenarca precoces, na maioria das vezes, não precisa de tratamento, apenas de observação. Caso surja algum outro sinal, significa que a criança está evoluindo para a puberdade precoce e que precisará de tratamento”, alerta.

PRIMEIRAS AULAS – A videoaula sobre diagnostico diferencial, ministrada pela dra. Kassie Cargnin, integra a série de oito aulas do curso sobre “Puberdade Precoce” oferecido gratuitamente pela atual diretoria-executiva da SBP como forma de valorizar seus associados. A aula inaugural, conduzida pelo dr. Paulo Ferrez Collet Solberg, abordou o tema “Desenvolvimento Puberal Normal” e encontra-se disponível a todos, sócios e não associados.

A 2ª aula foi ministrada pela dra. Leila Cristina, e apresentou o tema “Desreguladores endócrinos e outros fatores que interferem na puberdade”. Já a 3ª aula “Epidemiologia da puberdade precoce: as meninas estão menstruando mais cedo” foi ministrada pela dra. Renata Machado.  A 4ª aula da série foi conduzida pelo dr. Crésio Alves e abordou o tema “Definição da etiologia da puberdade precoce”. Já a 5ª aula contou com apresentação do dr. Ricardo Fernando Arrais, que explicou “como avaliar a puberdade precoce: exame clínico e exames complementares. Para acessar todo o conteúdo, basta adquirir o curso com preço promocional ou se tornar um associado para obter todo o curso gratuitamente e aproveitar outras vantagens exclusivas oferecidas pela SBP. PARA ASSITIR AS AULAS PASSADAS, CLIQUE AQUI.

PRÓXIMAS AULAS – As palestras seguintes que farão parte da remessa gratuita terão as datas de publicação definidas e divulgadas em breve no site da SBP. Confira o cronograma de temas que serão abordados pelos integrantes do DC de Endocrinologia da instituição:

-Variações da puberdade precoce: adrenarca preoce e telarca precoce, conduzida pela dra. Lena Stilianidi Garcia;

-Quando e como tratar a puberdade precoce, apresentada pelo dr. Raphael Del Roio Liberatore Júnior.

Os próximos cursos do Programa de Educação à Distância da SBP serão disponibilizados a preços promocionais com desconto aos não associados. A atual gestão da SBP tem como meta oferecer o melhor conteúdo voltado à atualização científica àqueles que contribuem para o crescimento e fortalecimento de uma rede de pediatria cada vez mais forte.