“Asma no Lactente, na Criança e no Adolescente” é o título do livro recém-lançado pelo professor-titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador dos Departamentos Científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Dirceu Solé. A obra, voltada para pediatras em geral, clínicos, residentes em pediatria e enfermeiros, aborda os diversos aspectos sobre a doença crônica considerada mais comum na infância. No Brasil, estudos epidemiológicos apontam que uma em cada cinco crianças e adolescentes tem asma, ou seja, aproximadamente 20% da população.
O livro, elaborado em coautoria com o pediatra dr. Gustavo Falbo Wandalsen e a fisioterapeuta dra. Fernanda De Córdoba Lanza, também da Unifesp, conta ainda com a experiência e conhecimento de 54 colaboradores que integram uma equipe multinacional formada por brasileiros, europeus e latino-americanos. O lançamento oficial desta primeira edição aconteceu em 4 de novembro, no Centro de Eventos da Fecomercio/SP, na capital paulista, em estande da editora Atheneu, responsável pela publicação.
Os principais temas tratados ao longo das mais de 400 páginas, divididas em três capítulos são: crescimento e desenvolvimento pulmonar, patofisiologia da asma e das doenças alérgicas, quadro clínico em diferentes períodos da vida, avaliação funcional do pulmão, provas laboratoriais diagnósticas, esquemas de tratamento e fisioterapia.
A inclusão destes temas, na opinião do dr. Diceu Solé, tem como objetivo orientar e atualizar os profissionais sobre como prevenir surtos da doença e efetuar o tratamento adequado. “Uma parcela significativa de pacientes inicia os sintomas da asma logo no primeiro ano de vida. Essa condição dificulta o diagnóstico, protelando-se o tratamento, que só se tornará efetivo muito mais à frente, quando da apresentação de episódio agudo de exacerbação da asma”, explica.
Segundo a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, o livro será um valioso instrumento educativo ao reunir as informações mais atuais sobre o diagnóstico e tratamento da asma. “Assim como outras doenças alérgicas, a asma constitui um problema de saúde pública de proporções pandêmicas, necessitando de uma resposta coordenada dos pediatras e outros profissionais da saúde”. Em nome da diretoria da SBP, ela parabenizou os autores ao frisar a importância da iniciativa, que “oferece à comunidade médica a formação contínua em um tema que exige tanta atenção e cuidado”.
Cosméticos na Infância: importância da leitura de rótulos como um...
10/07/2025 , 08:13PED CAST SBP: "Dia Mundial da Alergia (8 de julho) - Poluição do ...
08/07/2025 , 10:2418º CBMIP registra recorde histórico de participantes
08/07/2025 , 10:08"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10