Diretor da SBP participa da abertura do V Congresso de Pediatria da UFRJ

No último mês, a cidade do Rio de Janeiro recebeu o V Congresso de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Fronteiras do Conhecimento, promovido pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Durante o evento, o professor dr. Sidnei Ferreira, diretor da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), representou a instituição e participou da mesa de abertura.

Durante a solenidade, o dr. Sidnei lembrou que em 2 de outubro o IPPMG completará 70 anos e que compôs um choro quando o instituto completou 50 anos, intitulado “IPPMG Cinquentão”, apresentado no “Prata da Casa” daquele ano. Ele destacou ainda a contribuição da instituição para a pediatria brasileira, desde a criação da Faculdade de Medicina da UFRJ em 1806.

“O IPPMG, o Departamento de Pediatria e a SBP, juntos, cumprem seu propósito ao ensinar, formar profissionais de diversas áreas da saúde, aperfeiçoar, atualizar, pesquisar, cuidar das crianças, adolescentes e de suas famílias, defender a medicina, a ciência, a pediatria e o pediatra”, concluiu.

V CONGRESSO DE PEDIATRIA - Esta edição do evento promoveu discussão de temas como o pediatra na emergência, desafios para o pediatra, especialidades no consultório pediátrico, doenças raras, cirurgias pediátricas, doenças crônicas no consultório pediátrico, entre outros.

“Contamos com mais de 500 participantes e foram apresentados mais de 60 trabalhos científicos. Todos foram avaliados e discutidos por médicos do IPPMG/UFRJ e por professores do departamento de pediatria da faculdade de medicina da UFRJ. Foram 3 dias de discussão de temas relevantes para o dia a dia do pediatra geral”, apontou o presidente do V Congresso de Pediatria, professor dr. Giuseppe Mario Carmine Pastura. 

O especialista destacou que mais de 17 especialidades pediátricas estiveram presentes nos diversos temas abordados nos dias do evento e a próxima edição já tem previsão de acontecer em 2025.