Ações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foram destacadas pelo diretor financeiro da instituição, dr. Sidnei Ferreira, durante a solenidade de abertura do VIII Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística. O evento foi organizado pelo Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília (DF), com o apoio da SBP e Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF).
“A SBP, nos seus 113 anos, tem entre seus principais objetivos, o cuidado e a proteção das crianças, dos adolescentes e de suas famílias, o aperfeiçoamento da medicina, da pediatria e da ciência, a valorização dos pediatras. Esses ideais são mantidos nesta atual gestão, que completa um ano em maio. Entre outras ações está o fortalecimento dos laços com as nossas filiadas, presente no SBP & Filiadas, mantendo-nos unidos e em permanente contato e movimento”, disse.
Em sua fala, o dr. Sidnei também citou o encontro de dois dias sobre hesitação vacinal voltado aos presidentes e vice-presidentes das filiadas, em São Paulo. “Sabemos o quanto de saúde e vidas custaram e custam essa hesitação, mas precisamos divulgar e discutir estratégias permanentemente, para que nossa cobertura vacinal volte aos níveis de uma década quando éramos exemplo para o mundo, com cerca de 98% de taxa de cobertura”, salientou.
Dr. Sidnei destacou, ainda, as atividades do grupo de trabalho sobre compliance e a alta produção científica. “Temos centenas de voluntários como nós, trabalhando nos Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Comissões, o que possibilitou, por exemplo, quase duas centenas de publicações científicas durante a pandemia”, concluiu.
O EVENTO – O VIII Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística é um encontro científico multiprofissional, que busca a colaboração e a participação de diversos profissionais de saúde envolvidos com o diagnóstico e tratamento da Fibrose Cística.
Durante os Congressos são apresentados resumos e trabalhos científicos, dados de recentes estudos nacionais e internacionais, discussões de casos clínicos e até oficinas teóricas e práticas – tanto para profissionais já especialistas, quanto para estudantes da área da saúde.
A programação incluiu os seguintes eixos temáticos: bases fisiopatológicas da FC; transição do cuidado pediátrico para o centro de adultos; protocolos clínicos; FC no contexto da pandemia de COVID-19; o cuidado do adulto com FC; Registro Brasileiro de FC; os grandes pilares do tratamento da FC; saúde mental; adesão terapêutica; cuidado interdisciplinar em equipe; genética; qualidade de vida; novas terapias; doença pulmonar; cuidados paliativos; entre outros.
Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45Maio Roxo: GT sobre Doenças Inflamatórias Intestinais alerta para...
15/05/2025 , 12:02