Diretor financeiro da SBP destaca ações da instituição durante abertura do VIII Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística

Ações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foram destacadas pelo diretor financeiro da instituição, dr. Sidnei Ferreira, durante a solenidade de abertura do VIII Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística. O evento foi organizado pelo Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília (DF), com o apoio da SBP e Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF). 

“A SBP, nos seus 113 anos, tem entre seus principais objetivos, o cuidado e a proteção das crianças, dos adolescentes e de suas famílias, o aperfeiçoamento da medicina, da pediatria e da ciência, a valorização dos pediatras. Esses ideais são mantidos nesta atual gestão, que completa um ano em maio. Entre outras ações está o fortalecimento dos laços com as nossas filiadas, presente no SBP & Filiadas, mantendo-nos unidos e em permanente contato e movimento”, disse. 

Em sua fala, o dr. Sidnei também citou o encontro de dois dias sobre hesitação vacinal voltado aos presidentes e vice-presidentes das filiadas, em São Paulo. “Sabemos o quanto de saúde e vidas custaram e custam essa hesitação, mas precisamos divulgar e discutir estratégias permanentemente, para que nossa cobertura vacinal volte aos níveis de uma década quando éramos exemplo para o mundo, com cerca de 98% de taxa de cobertura”, salientou. 

Dr. Sidnei destacou, ainda, as atividades do grupo de trabalho sobre compliance e a alta produção científica. “Temos centenas de voluntários como nós, trabalhando nos Departamentos Científicos, Grupos de Trabalho e Comissões, o que possibilitou, por exemplo, quase duas centenas de publicações científicas durante a pandemia”, concluiu. 

O EVENTO – O VIII Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Fibrose Cística é um encontro científico multiprofissional, que busca a colaboração e a participação de diversos profissionais de saúde envolvidos com o diagnóstico e tratamento da Fibrose Cística. 

Durante os Congressos são apresentados resumos e trabalhos científicos, dados de recentes estudos nacionais e internacionais, discussões de casos clínicos e até oficinas teóricas e práticas – tanto para profissionais já especialistas, quanto para estudantes da área da saúde. 

A programação incluiu os seguintes eixos temáticos: bases fisiopatológicas da FC; transição do cuidado pediátrico para o centro de adultos; protocolos clínicos; FC no contexto da pandemia de COVID-19; o cuidado do adulto com FC; Registro Brasileiro de FC; os grandes pilares do tratamento da FC; saúde mental; adesão terapêutica; cuidado interdisciplinar em equipe; genética; qualidade de vida; novas terapias; doença pulmonar; cuidados paliativos; entre outros.