Diretoria da SBP e presidentes de filiadas avaliam ações e desafios de 2020

No último sábado (12), a diretoria-executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se reuniu, de forma virtual, com os 27 presidentes de filiadas para fazer um balanço do ano, dos desafios e aprendizados trazidos com a pandemia de COVID-19. Na oportunidade, foi reforçado o trabalho primordial feito pelos 32 Departamentos Científicos e da diretoria da SBP em prol da atualização dos pediatras brasileiros acerca dos temas mais importantes da Covid-19.

Em sua fala, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, enfatizou como o trabalho em equipe foi essencial para concluir 2020 de uma forma tão brilhante. A especialista também relembrou o sucesso dos documentos, lives, da 1ª edição online do Congresso Brasileiro de Pediatria e toda a produção científica dos últimos meses.

“Esse ano foi difícil, em especial com todas as restrições e perdas em virtude da pandemia e só conseguimos ter tanto sucesso em nossa empreitada com a união e dedicação de todos os departamentos, da diretoria e dos funcionários. Para mim é um orgulho ver cada presidente de filiada brilhando e incentivando os pediatras de seus estados. Me sinto honrada em fazer parte dessa história”, declarou dr. Luciana.

BALANÇO – Na oportunidade, cada filiada pode fazer um balanço das ações promovidas em 2020 para beneficiar os pediatras dos seus estados. Todos os presidentes elogiaram a atuação da gestão da SBP frente aos desafios impostos pela pandemia.

Entre as questões mencionadas pelos presidentes de filiadas estão a desvalorização do pediatra nas redes de atendimento, além da invasão da atividade por profissionais da enfermagem e como a Diretoria de Defesa Profissional da SBP tem auxiliado nessas situações regionais.

Outro ponto levantado foi relacionado à captação de novos sócios e como foram rearranjados os eventos que estavam previstos para serem presenciais esse ano. Foram ainda debatidos assuntos que têm preocupado os especialistas, como a baixa cobertura vacinal e a questão do retorno às escolas.