Diretoria da SBP toma posse em reunião do Conselho Superior, no Rio de Janeiro

Aclamada por todos os presentes na reunião do Conselho Superior, a diretoria-executiva da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tomou posse, neste sábado (18), no Rio de Janeiro (RJ). Por unanimidade, o atual grupo gestor, liderado pela dra. Luciana Silva, continuará na direção da instituição para a gestão 2019-2022. A chapa única “O pediatra em primeiro lugar: por mais 3 anos de união e conquistas” recebeu ainda o apoio direto de 4.645 associados habilitados, que durante o período de eleição chancelaram essa decisão.

O presidente da Comissão Eleitoral, dr. Sérgio Sarrubbo, destacou que, apesar de ter sido chapa única, “a dra. Luciana obteve expressiva votação para dar continuidade a esta gestão, demonstrando o desejo dos pediatras. “Prometemos honrar o nosso compromisso de continuar a representar a pediatria brasileira por mais três anos”, agradeceu a presidente reeleita, dra. Luciana Rodrigues Silva, por ocasião da assinatura do termo de posse.

Além dela, compõem a nova diretoria: Clóvis Francisco Constantino (1º vice-presidente), Edson Ferreira Liberal (2º vice-presidente), Sidnei Ferreira (secretário-geral), Cláudio Hoineff (1º secretário), Paulo de Jesus Hartmann Nader (2º secretário), Virgínia Resende Weffort (3º secretário), Maria Tereza Fonseca da Costa (diretora financeira), Ana Cristina Ribeiro Zöllner (2ª diretora financeira) e Hans Greve (3º diretor financeiro).

Integram a Comissão de Sindicância os titulares drs. Gilberto Pascolat, Aníbal Augusto Gaudêncio de Melo, Maria Sidneuma de Melo Ventura, Isabel Rey Madeira, Valmin Ramos da Silva; e os suplentes drs. Paulo Tadeu Falanghe, Tânia Denise Resener, João Coriolano Rego Barros, Marisa Lopes Miranda e Joaquim João Caetano Menezes.

APROVAÇÕES – Durante a reunião do Conselho Superior, também houve aprovações, por unanimidade, da ata da última reunião, ocorrida em 24 de novembro, em Belém (PA); da prestação de contas do ano exercício 2018; e da composição do Conselho Fiscal da SBP e da diretoria da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria (FSBP).

Além da presidente da SBP, que estatuariamente acumula também o cargo de residente da FSBP, integram a diretoria da Fundação o dr. Fernando Barreiro (vice-presidente), dr. Clóvis Francisco Constantino (secretário) e dra. Ana Zollner (tesoureira). Para o Conselho Curador, foram indicados o dr. Sergio Antônio Barros Sarrubo (presidente), dr. Paulo Poggiali, dr. José Fernando Vinagre, dr. Nelson Rosário, dra. Conceição Segre, dr. Reinaldo Menezes Martins, dra. Elena Marta Amaral dos Santos, dra. Helena Maria Vieira, além dos representantes da indústria.

HOMENAGEM – Ao fim da reunião, a presidente da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), dra. Dolores Fernandes Fernandez, entregou, em nome dos pediatras baianos, uma placa em homenagem à segunda gestão da dra. Luciana Rodrigues Silva.

SOLENIDADE – No mesmo dia, a partir das 19h, ocorreu ainda a solenidade de posse. A abertura foi marcada pelo presente oferecido pela presidente da SBP aos convidados: a apresentação surpresa do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, composto por crianças e adolescentes. O Coral, fundando em 1988 pelo Frei José Luiz Prim, é mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, sob a regência do maestro Marcelo Vizani.

Além da dra. Luciana, compuseram a mesa os drs. Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Fernando Maia Vinagre, diretor do Conselho Federal de Medicina (CFM) representando o presidente da autarquia, Mayra Pinheiro, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, representando o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, e a ministra Damares Alves.

Em seu discurso, a presidente da SBP, dra. Luciana Silva discursou sobre os avanços realizados pela gestão na instituição e das metas para os próximos três anos, como o fortalecimento da produção científica, da valorização profissional e das relações institucionais com outras entidades, tais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), entre outras.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520