A Integralidade da Atenção do Nascer ao Adolescer foi o tema central do 13º Congresso Cearense de Pediatria, que ocorreu de 12 a 14 de junho, no auditório da Universidade Unichristus, em Fortaleza. De forma simultânea, aconteceram também o 8º Congresso do Hospital Infantil Albert Sabin, o 14º Encontro de Residentes em Pediatria e a 7ª Jornada dos Acadêmicos de Medicina do Ceará. A realização do evento foi da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), que contou com a parceria do Hospital Infantil Albert Sabin e outras instiuições.
Na avaliação da dra. Anamaria Cavalcante, presidente do evento e dirigente da Socep, o congresso cumpriu os objetivos planejados, uma vez que a integralidade da atenção compreendendo o tempo desde o nascimento a adolescência foram abordados com profundidade com o olhar multiprofissional, uma vez que o evento buscou envolver a participação e a contribuição dos diversos profissionais que trabalham com a saúde das crianças e adolescentes.
“A simbologia das quatro estações foi pedagógica, no sentido de aprofundar os conteúdos considerando o nascer, a primeira infância, a criança na sua vida escolar e na adolescência. A metodologia facilitou a integralidade das abordagens e conteúdos com olhar focal em cada uma dessas fases”, destacou a dra. Anamaria Cavalcante.
Nos três dias do evento foram destacados assuntos como “Nutrição neonatal e os primeiros mil dias da criança”; “Cardiopatia congênita crítica e diagnóstico precoce”; “Mitos e verdades nas atividades físicas”; “As competências familiares necessárias à saúde mental infanto-juvenil”; “Exposição abusiva de crianças e jovens às mídias digitais - fatores de risco”; entre outros.
PROGRAMAÇÃO – Na grade científica, o destaque foi a realização de seis cursos com duração de três horas, nos dias 13 e 14, sobre os seguintes temas: “Diagnóstico por Imagem”; “Recocnhecendo e tratando a criança grave”; “A criança na emergência”; “Situações comuns de diagnósticos confusos na nefrologia”; “A criança alérgica no consultório”; e “Atualização em nutrição”. Uma outra simbologia demarcada no evento foi a distribuição de mudas de plantas medicinais aos participantes, com ênfase nos Núcleos de Farmácia Viva que estão sendo implementados nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). Inicialmente, o projeto está sendo implementado em 32 delas, que demandaram educandos para a formação em Farmácia Viva, cujo desdobramento do processo está sendo a implementação dos núcleos, com a parceria fundamental da UrbFor/Horto Municipal.
As mudas de plantas medicinais simbolizaram também, de forma poética, o bebê que precisa de cuidados para crescer saudável e cumprir sua missão na perspectiva da integralidade em saúde.
Episódio final do RP Convida recebe o dr. Clemax Couto Sant’Anna
13/01/2026 , 10:54
PEDCAST SBP: "Férias escolares"
12/01/2026 , 13:04
PRN-SBP finaliza série de capacitações em Rondônia
09/01/2026 , 10:31
Exame para Área de Atuação em Medicina Paliativa: inscrições aber...
08/01/2026 , 15:46
Estão abertas até 30 de janeiro as inscrições para o Exame de Reu...
06/01/2026 , 15:35
TAMIS: aplicativo brasileiro auxilia na identificação precoce de ...
30/12/2025 , 09:34