Documento da SBP orienta pediatras sobre a doença cerebrovascular na Doença Falciforme


O Departamento Científico (DC) de Hematologia e Hemoterapia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desenvolveu o Documento Científico “Doença cerebrovascular na Doença Falciforme: o que o pediatra deve conhecer e como conduzir? ”. A íntegra do Documento Científico está disponível a todos os associados adimplentes da SBP.

PARA TER ACESSO AO DOCUMENTO, CLIQUE AQUI

No texto, são destacadas as principais complicações neurológicas decorrentes da doença falciforme, entre elas: acidente vascular encefálico (AVE), infarto cerebral silencioso, déficits cognitivos, cefaleia aguda e crônica.

“O acometimento em crianças e adolescentes merece atenção especial pelo risco de sequelas graves que podem acontecer. O pediatra tem papel fundamental para ajudar o hematologista no reconhecimento precoce desses eventos, bem como dar todo suporte necessário à estratégia terapêutica programada para cada caso”, informa o texto.

Trata-se de mais um produto elaborado por orientação da atual gestão da SBP, que, assim, observa seu compromisso de estimular a produção científica e a capacitação dos pediatras para o atendimento dos pacientes e seus familiares. Desde junho do ano passado, dezenas de documentos foram elaborados e distribuídos aos associados da Sociedade. Os textos podem ser acessados no site da entidade.