É #FAKE que alho cru e açafrão previnam a infecção pelo coronavírus e curem a Covid-19

Publicado em 13 de maio de 2020 - por Roberta Pennafort, CBN

Circula nas redes sociais que alho cru, chá de alho e açafrão-da-terra previnem e curam a Covid-19. É #FAKE.

A mensagem diz assim: “Alho cru ou chá de alho são a solução para prevenir e curar o novo coronavírus. O açafrão da terra protege o pulmão da formação da fribose pulmonar. Não querem divulgar para os preços não subirem, e as pessoas continuarem comprando remédios”.

Tanto a Organização Mundial da Saúde quanto o Ministério da Saúde reiteram desde o início da pandemia: não há fórmulas caseiras nem remédios produzidos em laboratório que inibam ou curem a Covid-19, assim como não há vacina para este vírus até o momento. Tratamentos com diferentes substâncias estão sendo estudados e testados em ambiente hospitalar pelo mundo. Eles não incluem alho nem açafrão.

(...) O infectologista Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, reforça que uma alimentação saudável e rica em nutrientes sempre será benéfica para o sistema imunológico, e deve ser priorizada na quarentena. Mas não é possível depositar em alimentos esperanças de cura ou prevenção da Covid-19.

Leia mais