A história do SBP Ciência, que completa 12 anos no próximo mês de abril, começou em 2009, durante a abertura do XII Congresso Mineiro de Pediatria, em Belo Horizonte (MG). Naquela ocasião, o portal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também foi lançado, com o objetivo de ser um espaço voltado aos pediatras associados para fornecer meios e ferramentas de formação e atualização de conhecimentos.
Este propósito permanece até hoje, com a oferta de conteúdo científico e tecnológico, trazendo informações sobre os últimos avanços da pediatria, extraídos dos periódicos nacionais e internacionais mais renomados. “Criamos o SBP Ciência para ser um canal de comunicação com o pediatra de forma mais rápida, com temas elaborados pelos departamentos científicos voltados para prática clínica na pediatria”, analisa o editor do portal, dr. Joel Alves Lamounier, em entrevista especial ao SBP Notícias.
Na conversa, o dr. Joel, que faz parte do projeto como um dos editores, desde o começo, destaca a importância de facilitar o acesso às informações aos pediatras; o quanto a internet facilitou esse processo; os desafios impostos pelas interações não-presenciais; dentre outros assuntos. O conselho editorial do portal é formado, ainda, pelos drs. Flávio Diniz Capanema; Paulo Tadeu de Matos Poggliali; Altacílio Aparecido Nunes; e Adelma Alves de Figueirêdo.
LEIA A SEGUIR A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA
SBP NOTÍCIAS – Como e quando surgiu a ideia de criar o SBP Ciência?
Dr. Joel Alves Lamounier (JL) – Quando fui vice-presidente, na gestão do dr. Dioclécio Campos Jr, conversávamos sobre como poderíamos levar informações científicas e novos conhecimentos aos pediatras de uma maneira mais prática. Na época, já contávamos com o Jornal de Pediatria, que tem um papel importante de divulgar artigos científicos. Para suprir essa lacuna, criamos o SBP Ciência, um canal de comunicação com o pediatra de forma mais rápida, com temas elaborados pelos departamentos científicos voltados para prática clínica. Por meio dele, passamos a divulgar, ainda, importantes documentos técnicos da entidade.
SBP NOTÍCIAS – Qual é o principal objetivo do portal?
JL – Trata-se de mais uma ferramenta da SBP para atingir de forma mais ampla os pediatras brasileiros. Sempre com o intuito de levar o conhecimento atualizado e de forma bem rápida, fácil e ágil. Seja no formato de comunicados ou de textos científicos.
SBP NOTÍCIAS – Qual é o público alvo do SBP Ciência?
JL - Os pediatras associados são, em geral, o nosso público alvo. Porém, é possível e importante que eles divulguem os temas abordados entre outros pediatras e, até mesmo, entre outros profissionais que prestem assistência à criança e ao adolescente.
SBP NOTÍCIAS – Como a internet vem influenciando a maneira como os pediatras buscam novos conhecimentos?
JL - A ideia de chegar aos pediatras por meio do uso da internet foi a base que inspirou a criação do SBP Ciência. A nossa proposta era que o pediatra pudesse ter o portal na mão, a qualquer momento, podendo acessar os conteúdos pelo celular, seja no hospital, nos plantões, nos ambulatórios, etc.
SBP NOTÍCIAS – Quais foram as principais mudanças pelas quais o portal passou ao longo do tempo?
JL - Na gestão da dra. Luciana Rodrigues Silva, foram feitos alguns ajustes no SBP Ciência. Um dos principais foi a introdução de uma nova editoria, a “Pediatria Baseada em Evidências”. É uma forma de divulgar o conhecimento, sob a forma de evidências científicas, levando temas aos pediatras de maneira inovadora e atualizada, de acordo com o avanço dos conhecimentos científicos.
SBP NOTÍCIAS – Como é feita a seleção do material que é publicado?
JL - Os editores definem os conteúdos que serão disponibilizados aos pediatras. Buscamos priorizar notas curtas com informações mais rápidas, artigos, dentre outros materiais. A forma como operacionalizamos o SBP Ciência é através do Bibliomed (site de informação médica do Brasil), que, a partir da orientação dos editores, nos ajuda a buscar e selecionar os materiais.
SBP NOTÍCIAS – Quais foram os principais desafios enfrentados na execução deste projeto e como isso vem sendo superado?
JL - A principal dificuldade enfrentada foi no começo do projeto, quando lançamos este novo veículo de comunicação da SBP, sem que houvesse previamente um estudo. Porém, apesar disso, a proposta foi bem aceita e viabilizada com os custos iniciais cobertos por um patrocinador. Outro desafio posterior, foi adequar e ajustar ao longo do tempo a estrutura do SBP Ciência, inclusive, com a inclusão de uma nova editoria, a “Pediatria Baseada em Evidências”.
SBP NOTÍCIAS – Quais são os projetos e expectativas para o portal neste ano de 2021?
JL - A realidade atual reflete na vivência da pediatria e traz uma nova forma de prestar assistência à criança e ao adolescente, com uma maior interação não-presencial. Entendemos, então, que este também é um desafio a ser incorporado pelo SBP Ciência. Precisamos pensar como ajustar os conteúdos a essa nova realidade da medicina, que inclui também a pediatria, e suas relações menos presenciais e mais virtuais.
Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45Maio Roxo: GT sobre Doenças Inflamatórias Intestinais alerta para...
15/05/2025 , 12:02Abordagem da Febre Aguda em Pediatria e Reflexões sobre a febre n...
15/05/2025 , 08:21Presidente da SBP participa de reunião com a AMB e ASBAI sobre a ...
13/05/2025 , 18:47Anti-histamínicos em doenças alérgicas: eventos adversos
13/05/2025 , 10:06