Cuidar do planeta doente, cuidar das pessoas doentes com essa nova virose e, principalmente, se preocupar em comunicar melhor. São com essas premissas que o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Luciano Borges Santiago, chama atenção para o tema da 29ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM).
LEIA AQUI A ÍNTEGRA DO ARTIGO.
Em seu artigo “Amamentar 2020 é cuidar triplamente”, ele destaca que amamentar sempre foi e sempre será a maneira mais saudável de se iniciar a alimentação infantil. “Mais saudável para o bebê, que recebe um alimento vivo e ativo, em constantes mudanças e aprimoramentos para atender da forma mais completa possível as necessidades deste pequeno ser indefeso e em pleno desenvolvimento; mais saudável para a mãe que desenvolve vínculos afetivos diferenciados e ainda recebe de volta a proteção contra várias doenças e sim, claro, mais saudável para o nosso maltratado planeta Terra”, diz o autor.
No texto, dr. Luciano destaca ainda que lactantes com SARS-CoV-2 positivo, mas em bom estado geral e com cuidados adequados de higiene, podem e devem, sim, manter a amamentação; e que os pediatras precisam se comunicar cada vez melhor com as famílias.
O autor ressalta ainda as ações da SBP em defesa do aleitamento materno e as oportunidades que a instituição oferece aos especialistas para aprofundar o conhecimento nessa questão. Por fim, ele salienta o importante papel do pediatra na luta por uma alimentação saudável, que começa com a proteção, promoção e apoio diferenciado ao aleitamento materno. “Deixemos o aleitamento materno nascer, fluir, crescer e viver até pelo menos dois anos, pra sempre”, pontua.
Síndrome de Alagille em Pediatria no Brasil e os Inibidores do Tr...
23/01/2026 , 09:44
PEDCAST SBP: "Passeios com crianças no verão: dicas e cuidados"
19/01/2026 , 16:06
Episódio final do RP Convida recebe o dr. Clemax Couto Sant’Anna
13/01/2026 , 10:54
PEDCAST SBP: "Férias escolares"
12/01/2026 , 13:04
PRN-SBP finaliza série de capacitações em Rondônia
09/01/2026 , 10:31
Exame para Área de Atuação em Medicina Paliativa: inscrições aber...
08/01/2026 , 15:46