A população de Belo Horizonte (MG) contou com um espaço de discussão sobre fatos, eventos, evidências e acontecimentos relacionados à saúde da criança e do adolescente. O objetivo foi criar um canal para que os pais e os profissionais de saúde, principalmente pediatras, pudessem trocar informações e experiências sobre os diferentes temas ligados a população pediátrica. Tudo aconteceu dentro do Observaped Itinerante.
A atividade integra o escopo do projeto Observatório de Saúde da Criança e do Adolescente (Observaped), criado em 2011 pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria de Estado de Minas Gerais, com o apoio da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP). A dinâmica ocorreu no último fim de semana (dias 27 e 28).
OFICINAS - No sábado (27), pais, crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de participar de várias oficinas sobre a saúde infantil e do adolescente. Foram abordados temas como lavagem de alimentos e limpeza das mãos; prevenção ao Aedes aegypti; cálculo dos níveis de gordura corporal; e esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis.
O principal produto do Observaped é uma plataforma digital com vários eixos. Um dos destaques é a abordagem feita sobre a obesidade infantil. “Atualmente 41 milhões de crianças em todo o mundo estão obesas. Isso tem levado a criança a desenvolver doenças típicas de adultos como o diabetes tipo 2”, enfatizou a dra. Maria do Carmo Barros de Melo, presidente da Sociedade Mineira de Pediatria, em entrevista para o programa Opinião Minas, da Rede Minas de Televisão.
PARA ASSISTIR A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA, CLIQUE AQUI
VIOLÊNCIA - Outro eixo prioritário do Observaped priorizado nas ações itinerantes é a violência. Na edição realizada em Belo Horizonte, dra Eliana Groisman, especialista no assunto, coordenou a roda de conversa “Adolescência e Juventude: promoção de saúde e paz e prevenção de violência”.
Além dessas questões chaves, a presidente da SMP explicou que o Observaped disponibiliza um glossário chamado Pediatria de A a Z para que a população possa tirar suas dúvidas sobre várias doenças que acometem as crianças e os adolescentes. O material construído com embasamento científico foi adaptado a uma linguagem mais simples e acessivel, que contempla públicos de todas as idades.
PARA CONHECER O GLOSSÁRIO: ACESSE AQUI
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53