A integrante do Departamento Científico (DC) de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Maria Albertina Santiago Rego, representou a entidade no 1º Seminário de Monitoramento e Avaliação da Estratégia QualiNEO, promovido pelo Ministério da Saúde com apoio da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), nos dias 4 e 5 de junho, em Brasília (DF).
O evento teve como objetivo analisar as ações desenvolvidas em maternidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil, durante o primeiro ano de implementação da Estratégia QualiNEO, uma iniciativa que visa reduzir a mortalidade neonatal em bebês de até 28 dias e qualificar a assistência neonatal nos centros médicos de todo País.
Em sua participação, dra. Maria Albertina abordou a importância do alinhamento entre as entidades parceiras. “Para atingir as metas estabelecidas, em especial a redução dos índices de mortes neonatais, é essencial sistematizar os principais conceitos perinatais e desenvolver ações de forma articulada, com o engajamento dos órgãos públicos e também das instituições organizadas da sociedade civil”, enfatizou.
Na ocasião, a especialista da SBP destacou as recomendações indicadas no documento científico “Nascimento Seguro”, elaborado pelo DC de Neonatologia da SBP. Entre as diretrizes preconizadas pela publicação, estão: a sistematização da assistência à gestante e ao bebê; número e distribuição adequados de leitos neonatais; e a organização dos fluxos de gestantes.
Em nome da SBP, ela sinalizou ainda a necessidade de reforço no atendimento de crianças com malformações graves e prematuros extremos, através da ampliação do número de centros especializados e investimento em qualificação profissional.
A composição das equipes que atendem o recém-nascido foi outro tópico ressaltado por dra. Albertina. “Na hora do parto, um em cada dez bebês precisa de procedimentos específicos em decorrência de complicações. O pediatra é o profissional mais adequado para assistir o recém-nascido e garantir um atendimento que minimize possíveis agravos”, salientou.
PROGRAMAÇÃO – Durante o evento, foram discutidas as experiências entre os componentes do Grupo Estratégico Local (GEL), além dos problemas relacionas à tipologia das maternidades, com ênfase para a necessidade de sistematizar a diferenciação das unidades que atendem ao fluxo da gestante de alto risco daquelas direcionadas aos nascimentos de risco habitual.
“A maternidade tem que ter a sua missão bem definida. A unidade que atende partos com alto risco precisa de infraestrutura destinada àquela função. O recém-nascido de alto risco ou prematuro não pode nascer em um centro hospital sem condições adequadas àquele tipo de parto”, salientou dra. Maria Albertina.
O Seminário abordou ainda temas como a integração do pré-natal e a assistência ambulatorial também estiveram em pauta. “A Estratégia QualiNEO representa uma abertura fundamental para discutir a implementação de novas estratégias em benefício da assistência neonatal. A SBP tem acompanhado de perto essas ações e contribuído de maneira intensa para garantir a qualidade do atendimento ao recém-nascido no Brasil”, concluiu.
PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45