Em campanha pelo preenchimento da Caderneta da Criança, SBP publica documentos sobre desenvolvimento infantil

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de publicar, como parte da Campanha da Caderneta da Criança, os documentos “Avaliação do Desenvolvimento de 9 e 12 meses de vida” e “Instrumentos de vigilância e promoção do desenvolvimento: como avaliar e intervir entre 12 e 18 meses de vida”. O conteúdo foi elaborado pelo Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da SBP, e destaca a importância da vigilância do desenvolvimento infantil em toda consulta pediátrica. 

9 A 12 MESES – Sobre o desenvolvimento motor, os especialistas destacam ser importante avaliar, fase dos 9 aos 12 meses, as habilidades de buscar objetos engatinhando; capacidade de sustentar o corpo nas próprias pernas e de fazer movimentos de deambulação quando segurado pela mão. Cognitivamente, os pediatras devem verificar se a criança busca brinquedos parcialmente ou totalmente escondidos; a história de vida e os estímulos ambientais apresentados ao bebê. 

Quanto à linguagem, o principal aspecto a ser avaliado neste período da vida é a capacidade gestual da criança; a compreensão de expressões faciais e a sua reprodução; a capacidade de alternância nos jogos sociais; e é fortemente recomendado a leitura aos bebês. Na avaliação do desenvolvimento psicossocial é importante observar a qualidade de resposta da criança a estímulos; se há incômodo quando está separado dos pais ou cuidadores; respostas biológicas fáceis ou difíceis (alimentação, higiene, sono); e descrição de situações novas ou retraimento. 

12 A 18 MESES – De acordo com os especialistas da SBP, crianças consideradas normais podem ter pequenas variações na idade em que iniciam certos tópicos do desenvolvimento. Porém, enfatizam que, caso sejam notadas discrepâncias significativas em relação aos marcos esperados para a idade, é importante distinguir, pela história detalhada e colhida dos pais na consulta, a diferença entre atraso do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) e regressão do desenvolvimento. 

Na avaliação de bebês com idade de 12 a 18 meses, no aspecto motor a principal aquisição é a marcha, com o bebê assumindo a posição ereta e se sustentando sobre seus pés e com maior liberdade para usar as mãos. Em relação aos marcos progressivos na aquisição da linguagem, o pediatra deve estar atento não apenas aos atrasos, mas também às regressões da linguagem e à intenção comunicativa e reciprocidade social. 

O Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento é composto pelos médicos: Liubiana Arantes de Araújo; Lívio Francisco da Silva Chaves; Adriana Auzier Loureiro; Ana Márcia Guimarães Alves; Ana Maria Costa da Silva Lopes; João Coriolano Rego Barros; e Ricardo Halpern.