Em entrevista, responsáveis pela Diretoria Financeira comentam desafios e conquistas da atual gestão da SBP


Os resultados positivos alcançados pela atual gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na área financeira refletem a consistência e a seriedade do trabalho desenvolvido pela diretoria da entidade, nos últimos três anos. Para tratar sobre alguns desses avanços, o SBP Notícias conversou com dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, diretora financeira da SBP, e dra. Ana Cristina Ribeiro Zöllner, 2ª diretora financeira.

Na entrevista, ambas as pediatras destacaram algumas das diretrizes que norteiam a atuação da SBP, como o uso racional dos recursos disponíveis e o desenvolvimento de ações que contribuam ao aprimoramento dos associados.

Além disso, as dras. Maria Tereza e Ana Zöllner ressaltaram o compromisso firmado pela entidade de não realizar alterações no valor da anuidade, que permanece a mesma desde 2015, e no preço de inscrição nos diferentes congressos promovidos pela entidade. As diretoras enfatizaram ainda alguns aspectos relacionados aos instrumentos internos e externos de fiscalização empregados pela SBP para garantir a transparência nos processos de administração.

Confira abaixo a íntegra da entrevista:

SBP Notícias - Quais as diretrizes que hoje norteiam a gestão financeira da SBP?

Dra. Maria Tereza – No decorrer da gestão da diretoria 2016-2018 foram estabelecidos alguns itens fundamentais para a condução financeira da SBP, sendo eles, a administração responsável dos recursos da entidade; o planejamento de ações baseadas na sustentabilidade financeira; transparência na gestão e prestação de contas; e investimentos que exemplifiquem um retorno no desenvolvimento do pediatra.

SBP Notícias - Quais foram as melhorias ocorridas nessa área ao longo da gestão?

Ana Zöllner – Foram promovidas mudanças no intuito de ampliar o controle de custos; gerar mais envolvimento de toda diretoria nas decisões financeiras, de forma integrada ao plano geral de ações; promover o equilíbrio orçamentário e o balanço positivo sem aumentar o custo para o associado no período; além de aprimorar a gestão administrativa e financeira dos eventos promovidos pela SBP.

SBP Notícias – Quais exemplos de investimentos podemos destacar?

Dras. Maria Tereza e Ana Zöllner – Dentro dos investimentos para o desenvolvimento científico dos pediatras, tivemos um resultado muito significativo a partir dos cursos em Educação à Distância (EAD) e outros, como o Programa de Atualização em Emergência Pediátrica (PROEMPED). Nestes casos, tivemos uma adesão de inscrições significativa em cursos de alta qualidade e custo médio por participante associado dentro da realidade factível para os pediatras

SBP Notícias - Quais os mecanismos utilizados para garantir a transparência e prestação de contas junto aos associados?

Ana Zöllner – Todos os planos orçamentários anuais, assim como a prestação de contas ou balanço anual da SBP são apresentados para a Assembleia Geral Ordinária, Conselho Fiscal e Conselho Superior, este último composto pelos presidentes de todas as 27 filiadas. Conforme destaca dra. Maria Tereza, essa divulgação – com discussão e aprovação – cumpre o deferido no Estatuto da SBP, do mesmo modo que a publicação da prestação de contas anual postada no portal da SBP e disponibilizada para todos os associados.

SBP Notícias - Existem processos de fiscalização interna e externa?

Dra. Maria Tereza – Sim. Obrigatoriamente temos que realizar todos os anos a avaliação das contas por meio de uma auditoria independente. Os resultados também são avaliados pelo Conselho Fiscal, Conselho Superior e Assembleia Geral Ordinária, além de outras instâncias de fiscalização interna.

SBP Notícias – Qual o planejamento para os próximos meses? Existe uma meta ou resultado a ser alcançado até o final da gestão?

Dra. Maria Tereza – Os resultados financeiros positivos que temos hoje demonstram que alcançamos as metas estabelecidas no início da gestão, em especial o objetivo de manter a anuidade em 400 reais, a mesma desde 2015, e manter os valores de inscrição nos congressos sem aumento nos últimos três anos.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520