A diretora de Cursos e Eventos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Lilian Sadeck, representará a entidade no 2º Seminário Macrorregional Sudeste 2, do projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On). Promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Escola de Enfermagem e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento debaterá nos dias 8 e 9 de maio, em São Paulo (SP), a adoção de novas estratégias e métodos para melhorar a assistência à mulher e ao neonato em hospitais do Estado.
Na ocasião, a dra. Lilian Sadeck, integrará a mesa de abertura, ministrando palestra sobre o mais recente documento elaborado pelo Departamento Científico de Neonatologia da SBP: “Nascimento Seguro”. De acordo com a especialista, a publicação apresenta diretrizes, além de conceitos fundamentais na organização e sistematização do atendimento perinatal, que resultam em práticas clínicas mais eficazes na atenção ao recém-nascido.
“Trata-se de um documento fundamentado em argumentos científicos, expertises clínicas e atitude ética, elaborado por pediatras com grande experiência na prática médica. Implementar paradigmas sólidos, de forma colaborativa e reflexiva, é uma estratégia de grande impacto na redução dos óbitos neonatais e maternos por causas potencialmente evitáveis”, informa a dra. Lilian Sadeck.
Durante o evento, também serão discutidos outros assuntos identificados no contexto social e epidemiológico relacionados à atenção obstétrica e neonatal no Brasil, como planejamento reprodutivo, violência sexual, parto e abortamento. O encontro tem como objetivo principal estimular a troca de conhecimentos entre os especialistas da região, que atuam em hospitais destinados à graduação médica e à residência, e pactuar uma agenda comum de trabalho.
Além disso, ocorrerão atividades de avaliação do resultado das ações iniciadas a partir do 1º Seminário, ocorrido no fim do ano passado. Cada grupo participante, em representação aos hospitais locais, poderá expor as metas atingidas e os desafios encontrados na implementação e atuação de acordo com os eixos do projeto.
No total, devem participar do evento cerca de 160 profissionais de equipes multidisciplinares de 18 centros médicos voltados para atividades de ensino, da rede pública e privada do Estado de São Paulo. “Reconhecer a função primordial da educação para atingir uma mudança significativa nos modelos de atenção e cuidado é o primeiro passo para elevar a qualidade da assistência perinatal no Brasil”, enfatiza a dra. Lilian Sadeck.
PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53Videocast “RP Convida” recebe o pneumologista pediátrico dr. Leon...
15/05/2025 , 13:45