A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva, participou na sexta-feira (17) de atividade organizada pela Unimed Manaus, na capital do Amazonas, para divulgar junto à sociedade e aos profissionais da saúde o projeto Parto Adequado. Trata-se de uma iniciativa que vem sendo desenvolvida desde 2015 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com Hospital Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI).
“A SBP apoia as iniciativas que representem avanços importantes para a assistência de crianças e de adolescentes”, disse dra Luciana Rodrigues Silva. No entanto, ela ressaltou que essas ações devem implicar também no reconhecimento e na valorização do papel do pediatra em todas as etapas, inclusive no momento do parto. Essa foi uma das atividades da qual a SBP participou no Dia Mundial da Prematuridade (17 de novembro).
O Projeto Parto Adequado tem como objetivos reduzir a admissão de recém-nascidos potencialmente saudáveis (acima de 2500g) em UTIs neonatais e de diminuir as taxas de cesáreas desnecessárias, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A SBP teve participação efetiva na sua elaboração por meio das contribuições da secretária do Departamento Científico de Neonatologia SBP, dra. Maria Albertina Santiago Rego. Ela representou a entidade no encerramento da Fase 1 e no lançamento da Fase 2 do Projeto Parto Adequado, no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), em São Paulo (SP).
PARA SABER MAIS SOBRE O PROJETO PARTO ADEQUADO, CLIQUE AQUI
Dra. Maria Albertina acompanhou a apresentação de alguns indicadores, e ressaltou, à época, que, para a SBP “as práticas clínicas potencialmente melhores ao parto e nascimento demandam sistematização dos fluxos assistenciais na rede perinatal, garantindo o percurso clínico da gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido: no pré-natal, estratificação de riscos ao longo da gestação e vinculação da gestante à maternidade que possa responder às suas demandas clínicas e às do recém-nascido; no parto, instituições que apresentem estrutura com equipe assistencial e processos clínicos definidos nas melhores evidencias cientificas disponíveis; na alta, garantia de transição do cuidado hospitalar ao ambulatorial em serviços de atenção primária para o recém-nascido termo e cuidados secundários ao prematuro”.
MODELOS INOVADORES – O Projeto Parto Adequado pretende identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas desnecessárias na saúde suplementar. Essa iniciativa visa ainda a oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e família.
O Parto Adequado está na sua Fase 2, a qual será desenvolvida ao longo de dois anos (até maio de 2019). Nesta etapa, participam hospitais e operadoras de todo o País. Foram selecionadas 136 maternidades e 68 operadoras de planos de saúde que manifestaram interesse em atuar como apoiadoras do projeto. Números que mostram o crescimento da iniciativa, já que a Fase 1, também denominada “piloto”, contou com a adesão de 35 hospitais. Ao longo de 18 meses, foram alcançados resultados transformacionais, pois os hospitais piloto protagonizaram a criação de um novo modelo de assistência materno-infantil para o Brasil e evitaram a realização de 10 mil cesarianas desnecessárias. Em Manaus, a apresentação do projeto aconteceu no auditório Dr Oswaldo Gesta (Auditório do HMU/PSI) e contou com o apoio efetivo de diferentes estruturas da Unimed (Núcleo de Educação Permanente (NEP); Setor da Qualidade; Gerência e Coordenação de Enfermagem).
Conteúdos relacionados no portal:
Projeto Parto Adequado conta com a participação da SBP na definição de suas próximas etapas
2ª vice-presidente da SBP participa de lançamento nacional da est...
10/10/2025 , 16:37Novo episódio do Famílias em Pauta debate “Adultização”
10/10/2025 , 11:274º CBP On-line abre programação com debate sobre Defesa da Pediat...
10/10/2025 , 11:06Seminário em Luanda encerra projeto de apoio à implementação do P...
10/10/2025 , 10:25Por que os Cuidados Paliativos importam para o mundo e para o Bra...
10/10/2025 , 08:23Acne na adolescência: SBP lança documento atualizado com foco no ...
09/10/2025 , 13:57