Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) puderam aproveitar mais uma grande oportunidade de atualização exclusiva. Na última quinta-feira (19), especialistas apresentaram aos pediatras as principais questões envolvendo os efeitos da baixa dose de radiação em tomografia computadorizada (TC) de tórax em crianças. O encontro foi moderado pela presidente e membro do Departamento Científico (DC) de Pneumologia da SBP, dras. Fátima Pombo Sant’Anna e Regina Terse, respectivamente.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA.
“Estamos nos preocupando e queremos trazer para reflexão dos pediatras a questão do excesso de tomografias e radiação que muitas vezes as crianças são submetidas”, destacou a dra. Fátima. A palestra foi conduzida pela especialista em Radiologia Torácica dra. Isabela Silva Müller, que é radiologista e coordenadora do Centro Integrado do Tórax AMO-DASA. Na apresentação, ela explica o surgimento da tomografia; o desenvolvimento de diferentes tecnologias para realização; quantificação da dose de radiação; entre outros assuntos.
Além disso, a radiologista apontou que as crianças são mais radiossensíveis que os adultos e que há um risco imprevisível e aleatório de desenvolvimento de neoplasias de até 5 a 20 anos após baixa dose de exposição. As mulheres também estão incluídas no grupo de alta sensibilidade à radiação ionizante e, de acordo com a dra. Isabela, é necessário evitar ao máximo a realização desses exames de imagem nos grupos de risco até os 40 anos.
Dra. Isabela apresentou, ainda, como os pediatras podem calcular e estimar a dose efetiva de radiação recebida pelo paciente durante a realização do TC e quais os protocolos de atendimento na faixa pediátrica. “O problema é que alguns profissionais querem ter imagens perfeitas, e isso não é possível em todas as crianças. A tomografia deve ser feita com consciência, com método adequado e menor dose de radiação para qualidade diagnóstica. É preciso solicitar exames de imagens apenas quando eles são fundamentais para o diagnóstico e ajudar na decisão de condutas terapêuticas”, explicou.
Distúrbios da melatonina: o que o pediatra precisa saber
27/05/2025 , 08:37PED CAST SBP: "Vacinação contra a gripe em crianças a partir dos ...
26/05/2025 , 11:24RP Convida: 2º episódio do videocast recebe a dra. Ana Zöllner, c...
23/05/2025 , 13:39Crianças e adolescentes podem fazer musculação? Pediatras explica...
23/05/2025 , 13:31SBP participa de cerimônia sobre aleitamento materno na Câmara do...
23/05/2025 , 12:03Síndrome Alcoólica Fetal e suas possíveis apresentações clínicas ...
23/05/2025 , 08:22