Começou na quinta-feira (18), em Cuiabá (MT), o 14º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (Alergoped). Por meio de gravação em vídeo, a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, saudou os participantes e destacou a importância do encontro que une duas importantes sociedades médicas: a SBP e a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia.
Impedida de comparecer devido a compromissos profissionais, ela, além de parabenizar o início das atividades, aproveitou o momento para convidar a todos os presentes para se inscreverem no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, previsto para ser outubro, em Fortaleza (CE). De acordo com dra Luciana, todos eventos que têm sido patrocinados pela SBP buscam, essencialmente, a capacitação continuada dos especialistas.
“O objetivo da nossa sociedade é aperfeiçoar os pediatras na assistência às crianças e aos adolescentes. Temos feito isto com muito orgulho, neste quase um ano de gestão à frente da SBP”, destacou a presidente, ao exaltar as características pedagógicas do 14º Congresso, que, além de debates, promove cursos de capacitação e atualização. Entre eles, O pediatra e a abordagem prática da asma e a Avaliação da competência imunológica e Dermatite atópica na criança e no adolescente.
Dra, Luciana destacou ainda a qualidade da programação do 14º Congresso e o empenho dos departamentos científicos da SBP de Alergia e Imunologia na sua construção. A presidente da SBP falou também os princípios democráticos que norteiam a atual gestão da entidade, que tem procurado se aproximar de outras organizações médicas e ouvir sempre os pediatras, bem como atender às necessidades das filiadas que ficam em Estados menos desenvolvidos ou distantes dos grandes centros.
Uma prova desse empenho em conhecer melhor a realidade do pediatra brasileiro, disse, foi a realização de uma ampla pesquisa de opinião, com o apoio do Datafolha. “Estamos trabalhando para a valorização e o reconhecimento dos nossos pediatras e lutando pelas políticas públicas que envolvam as crianças e os adolescentes. Estamos nos encontrando com gestores municipais, estaduais e federais para trabalhar neste sentido. O futuro do Brasil está com nossas crianças e quem está melhor qualificado para lidar com elas é o pediatra”.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53