Em Natal, o Congresso Brasileiro de Perinatologia se consolida como segundo maior evento da SBP

O 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia, realizado em Natal (RN) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern), já se consolidou como um verdadeiro sucesso. Considerado o segundo maior evento da SBP – atrás apenas do Congresso Brasileiro de Pediatria – deixou uma impressão positiva nos 1.800 participantes de todo Brasil que se deslocaram até a capital do Rio Grande do Norte.

Dos cursos pré-congresso – com mais de 450 participantes – à abertura do evento, bem como durante as mesas e conferências ministradas por renomados especialistas nacionais e internacionais, o 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia proporcionou uma imersão de conhecimento e de cultura. Destaque para a prova do Certificado de Área de Atuação em Neonatologia (TEN), aplicada para mais de 260 candidatos, apontada como um marco para a especialidade.

“Os congressistas tiveram a oportunidade de se atualizar com as evidências científicas mais recentes a fim de reduzir a mortalidade neonatal. Parabenizo a toda a equipe da Comissão do TEP e à Ana Amélia, funcionária da SBP, pelo empenho e dedicação na prova de titulação. Foi um sucesso de organização”, comemorou o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal.

Ele destaca também a importância de crianças e adolescentes estarem inseridos no contexto da cultura, saúde e educação ao falar da ONG Atitude e Cooperação, que abrilhantou a solenidade de abertura do 24º Perinato. “Revivemos ali a memória de Darcy Ribeiro, com as riquezas e variações culturais existentes em nosso imenso Brasil. Precisamos colocar nossas crianças e adolescentes em contato com essa imersão a fim de se trabalhar a autoestima e ajuda-las na construção de um País melhor”, observou.

Para a diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilia Sadeck, o 24º Perinato consolida a importância da Neonatologia para  o Brasil. “Observamos que nossos colegas estão ávidos por procurar atualizações e acreditam cada vez mais na SBP como a fonte dessas atualizações”, acentua.

“Foi um privilégio a cidade de Natal (RN) ter sido escolhida para sediar o 24º Congresso Brasileiro de Perinatologia, cujo objetivo é atualizar toda a equipe multidisciplinar que assiste o recém-nascido com base nas melhores evidências clínicas. Acreditamos que esses encontros são de extrema importância para qualificar a assistência no Brasil. Recebemos pessoas de diversas localidades, principalmente do interior, que não têm como ir aos grandes centros para se aperfeiçoar”, complementa o presidente do evento, dr. Manoel Reginaldo de Holanda.

Para a presidente da Sopern, dra. Katia Correia Lima, o Congresso de Perinato superou as expectativas e representou um grande avanço para o Estado. “Nos permitiu adquirir novos conhecimentos e atualizações científicas para que possamos aplica-los com as nossas crianças e adolescentes. Estou muito feliz por esse momento”, finalizou.