O diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico da fimose foi o assunto da mais recente live organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O encontro on-line foi transmitido na última quarta-feira (31), por meio do site da entidade, de forma exclusiva para os associados. A abertura das exposições ficou a cargo do presidente do Departamento Científico (DC) de Pediatria Ambulatorial da SBP, dr. Tadeu Fernandes.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À LIVE
Em sua fala, o especialista discorreu sobre aspectos diagnósticos da fimose, bem como destacou a alta prevalência do problema no dia a dia de atendimentos. “Apesar de comum, há muitas dúvidas a respeito de qual seria a condução mais adequada para o tratamento. Por isso, é fundamental a atualização dos pediatras”, frisou.
Na oportunidade, o pediatra também destacou o recém-lançado documento científico “Fimose: tratamento clínico x tratamento cirúrgico”, elaborado pelo DC de Pediatria Ambulatorial da SBP, que traz orientações para complementar o conhecimento dos especialistas. Para acessar a publicação, clique aqui.
Na sequência, o professor adjunto da Disciplina de Cirurgia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), dr. Alcides Salzedas, comentou sobre casos de fimose mais graves, para os quais há indicação cirúrgica, e ainda ressaltou alguns dos benefícios desse tratamento à saúde sexual e reprodutiva masculina, ancorado em pesquisas da literatura médica. O evento contou com a moderação da integrante do DC de Pediatria Ambulatorial da SBP, dra. Ana Jovina, e com o apoio da farmacêutica Apsen.
5º Simpósio Dermaped tem recorde de inscritos em Belo Horizonte (...
14/08/2025 , 10:35SBP alerta para erros em orientações de primeiros socorros em cas...
14/08/2025 , 10:44Substituição da dose de reforço da vacina meningocócica C pela va...
14/08/2025 , 08:23Pediatras defendem no Congresso ampliação da licença-paternidade ...
13/08/2025 , 16:34Concurso em Nutrição Parenteral e Enteral Pediátrica: inscrições ...
13/08/2025 , 14:15SBP participa de workshop para discutir indicadores e monitoramen...
13/08/2025 , 10:24