Em reunião do Conselho Superior, o PALS apresenta propostas para ampliar integração dos polos estaduais

Um conjunto de propostas, com implementação prevista a partir de 2017, foi apresentado pela coordenação do Programa de Reanimação Pediátrica (PALS) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) ao Conselho Superior, no dia 10 (sábado), em São Paulo (SP). Dentre as sugestões do planejamento estratégico, destacam-se as medidas para incentivar a integração e a troca de …

pals-ampliacao

Um conjunto de propostas, com implementação prevista a partir de 2017, foi apresentado pela coordenação do Programa de Reanimação Pediátrica (PALS) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) ao Conselho Superior, no dia 10 (sábado), em São Paulo (SP). Dentre as sugestões do planejamento estratégico, destacam-se as medidas para incentivar a integração e a troca de experiência entre os polos estaduais do Programa.

As soluções encaminhadas incluem a realização de videoconferências mensais, de reuniões presenciais anuais e a criação do 1° Seminário de Reanimação Pediátrica. Além disso, um novo espaço será destinado ao curso PALS no portal da Sociedade Brasileira de Pediatria, reformulado para facilitar o diálogo entre as filiadas e abrigar uma base de dados integrados.

alexandre-rodriguesURGENCIA E EMERGENCIA - Segundo o dr. Alexandre Rodrigues Ferreira (foto ao lado), coordenador da iniciativa em âmbito nacional, todas as proposições têm a função de consolidar e ampliar os avanços do PALS. “A SBP atuará junto aos órgãos governamentais visando fortalecer as políticas de atendimento nas urgências e emergências pediátricas. Nossa intenção é incluir o PALS como pré-requisito para os profissionais que atuam nessas áreas, além de valorizar a realização do curso na formação dos residentes e na obtenção do Título de Especialista em Pediatria (TEP) ”, explicou.

Na ocasião, a coordenação do curso PALS falou ainda sobre a necessidade de renovar a infraestrutura tecnológica necessária ao aprimoramento do Programa e incentivar a formação de novos instrutores. O calendário de atividades para 2017 será divulgado nas próximas semanas, com o início das atividades marcado para o próximo semestre. 

TREINAMENTO - As filiadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Maranhão, Pará, Goiás e o Distrito Federal já oferecem a capacitação. As localidades que não possuem polo de treinamento devem procurar a regional mais próxima para realização do curso. 

O Programa de Reanimação Pediátrica da SBP é considerado pela American Heart Association (AHA) como o maior centro de treinamento do PALS no Brasil, o que dá à entidade um porte de reconhecimento internacional. Desde sua criação, em 1998, mais de 10 mil pediatras já foram capacitados. Somente neste ano, foram realizadas 70 edições presenciais do curso e 36 à distância, totalizando 922 alunos treinados.