Após dois anos de ausência, motivada pela pandemia de covid-19, nos dias 22 e 23 de junho foi realizado o 22º Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). O evento aconteceu em São Luís (MA) e reuniu cerca de 250 participantes, que puderam participar de debates sobre diversas áreas de conhecimento, com o tema central: os impactos da pandemia na infância e na juventude.
De acordo com o presidente da ABP, dr. Jefferson Pedro Piva, o evento conseguiu atingir a sua principal finalidade que, segundo ele, é promover uma integração entre o pediatra e a comunidade, através das várias especialidades que atuam em prol da saúde da criança.
“A interação com público foi muito boa, com participantes que, em sua maioria, não eram médicos. É importante atingirmos outros profissionais, além dos pediatras, como psicólogos, fisioterapeutas e professores, dentre outros. Dessa forma, levamos as discussões envolvendo a saúde da criança e adolescente a outros ambientes, difundindo conhecimento e atraindo novas energias multiplicadoras na busca de soluções dos desafios atuais”, afirma.
TEMAS EM DEBATE – Dentre os principais assuntos discutidos, o presidente da ABP destaca a abordagem das linhas centrais desta edição do evento: a ação direta da covid-19 e as suas consequências na infância, e os reflexos para as crianças e adolescentes das medidas necessárias para conter a pandemia.
Ele pontuou, ainda, outros assuntos cruciais que foram abordados, como: as alterações do desenvolvimento neurológico, com foco no tratamento e manejo do autismo; a prevenção e promoção da saúde na infância; a perspectiva pediátrica do parto domiciliar; e o papel da comunidade na prevenção de acidentes.
HOMENAGEM E POSSE - A grande homenageada desta edição foi a dra. Luciana Rodrigues Silva, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que atualmente ocupa a cadeira na ABP que leva o nome do pediatra maranhense prof. dr. Orlando Araújo.
Além disso, no primeiro dia do evento, durante a Assembleia Ordinária da ABP, ocorreu a cerimônia de posse do novo acadêmico titular da ABP, o prof. dr. José Luiz Egydio Setúbal. O médico agora ocupa a cadeira de número 29, que tem como patrono o prof. dr. Nicola Albano e que teve como mais recente ocupante a profa. dra. Conceição Segre.
Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56Como estão emocionalmente os nossos adolescentes? Alerta aos Pedi...
29/04/2025 , 14:56PED CAST SBP: "Meu filho tem dificuldade de socializar: o que faz...
28/04/2025 , 09:54Atenção, associados: se aproxima o período de votação da SBP!
25/04/2025 , 14:02Relatório Mundial sobre a Qualidade do Ar – IQAir 2024; Estado Gl...
24/04/2025 , 16:36PED CAST SBP: "Pressão alta em crianças e adolescentes"
22/04/2025 , 18:42