A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que conta com a participação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dentre outras entidades públicas e privadas com foco na defesa dos interesses das crianças, acaba de publicar um manifesto, aprovado em sua última assembleia, dirigido aos governos, políticos, organizações sociedade civil e profissionais que atuam na defesa, promoção e garantia dos direitos das crianças na primeira infância.
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD OU LER O MANIFESTO DA RNPI
Esse é o segundo grande documento do mesmo tipo divulgado em 2018 com o objetivo de alertar a sociedade e as autoridades para a importância de defender os interesses dos mais jovens. Em outubro, a SBP divulgou o seu Manifesto em Defesa da Infância e da Adolescência no Brasil no qual alerta para o a grave crise que o País atravessa e sua repercussão na vida de milhões de crianças e adolescentes.
“É neste conturbado contexto que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem a público conclamar mais uma vez todos os cidadãos e todas as instituições do País (públicas e privadas) a se unirem, efetivamente, em torno da defesa ampla, integral e sem concessões do maior patrimônio nacional: seus mais de 60 milhões de crianças e adolescentes, jovens com até 19 anos”, diz o texto.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MANIFESTO DA SBP
O documento da RNPI, que contou com ampla divulgação, traz uma análise do momento de crise política, ética, social e econômica, que atinge a sociedade brasileira, alerta sobre os riscos ao qual as crianças e suas famílias estão sujeitos, e conclama os defensores de direitos à ação.
“Crise é sinônimo de oportunidade: para nós, a oportunidade de construir uma nova perspectiva de desenvolvimento humano e social. De superar o retrocesso em democracia, em distribuição de renda, em inclusão social que o país está vivendo. Superar a opção atual, que é priorizar e privilegiar o financeiro não-produtivo, o rentismo, que aproveita a crise para retirar direitos sociais e diminuir o investimento em políticas públicas de redução da desigualdade, o que atinge gravemente a Primeira Infância”, afirma o documento.
O Manifesto traz uma proposta de agenda comum, com 13 pontos de ação, que são detalhados ao longo do texto. São eles:
1.Construção de um Pacto Federativo pela Criança.
2. Revisão da Emenda Constitucional 95.
3 Inserção efetiva das crianças nas ações nacionais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
4. Implementação do Plano Nacional pela Primeira Infância – PNPI e apoio à elaboração e implementação dos Planos Estaduais e Municipais pela Primeira Infância (PEPI e PMPI).
5. Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
6. Implementação do Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024.
7. Reforço e ampliação das ações da Política Nacional de Assistência Social
8. Reforço institucional e orçamentário à Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA).
9. Transformação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB em mecanismo permanente.
10. Atenção ao direito à informação de interesse público.
11. Busca ativa das crianças ainda excluídas dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.
12. Organização de espaços coletivos de lazer e de brincar para as crianças.
13. Promover a cultura da infância e para a infância.
“Portanto, proteger as crianças e promover o desenvolvimento integral das potencialidades que elas trazem ao nascer é condição para construir uma sociedade desenvolvida e justa. A sociedade não pode fugir ao seu papel de guardiã e garantidora, junto com o Estado e a Família, dos direitos da criança. Como disse Nelson Mandela, ‘O verdadeiro caráter de uma sociedade é revelado pela forma como trata suas crianças’. A crise institucional e política que estamos vivendo aumenta a importância da participação democrática no esforço necessário para manter os direitos humanos conquistados”, afirma trecho do documento.
Estão abertas até 10 de outubro as inscrições para vaga nº 25 de ...
18/08/2025 , 17:41PEDCAST SBP: "Amamentação nos primeiros dias de vida - Como evita...
18/08/2025 , 11:43Sarampo: cenário atual, reintrodução e a "Dose Zero" na prática p...
18/08/2025 , 11:31SBP reforça protagonismo da pediatria na Atenção Básica durante F...
18/08/2025 , 09:53Pediatras e Programa Nacional de Imunização unem forças para ampl...
17/08/2025 , 23:41SBP promoverá série de Fóruns Regionais para fortalecer presença ...
15/08/2025 , 11:08