A presidente do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Liubiana Arantes Regazoni, concedeu entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo, para falar sobre a Lei 13.438/2017, que torna obrigatória a adoção da Caderneta em consultas pediátricas para todas as crianças durante os seus primeiros 18 meses de vida.
De acordo com a lei, sancionada no final de outubro, a partir de agora a consulta dos bebês de até 18 meses não pode mais ser apenas medir o peso e altura. O pediatra tem que fazer uma avaliação mais detalhada do comportamento da criança, a fim de identificar sintomas de transtornos como o autismo, por exemplo.
“A avaliação formal do desenvolvimento durante o acompanhamento pediátrico estava acontecendo de 8% a 20% das crianças. Ou seja, as demais crianças não tinham o desenvolvimento realmente avaliado de forma sistemática”, explicou a dra. Liubiana na entrevista exibida no último sábado (2).
CLIQUE AQUI E ASSISTA À REPORTAGEM DO JORNAL HOJE
A Caderneta da Criança é uma ferramenta que pode identificar se o bebê está se desenvolvendo de forma correta. No entanto, na maioria das vezes, ela é usada apenas para o acompanhamento das vacinas. O livreto que deve ser fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, no entanto, prevê espaço para anotação sobre as habilidades esperadas em cada idade, para que os pais possam anotar o comportamento do filho e levar para o médico avaliar. Uma caderneta ainda mais completa e que conta ainda com o apoio da SBP, deve chegar aos postos de saúde no próximo ano.
DOCUMENTO CIENTÍFICO – A fim de incentivar o uso da Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente e orientar os médicos a preencher o cartão da criança, a SBP lançou, na última quinta-feira (30), o Guia Prático de Atualização Caderneta da Saúde da Criança e do Adolescente: instrumentos de vigilância e promoção do Desenvolvimento. O documento foi elaborado pelo Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da entidade e patrocinado pela Mead Johnson. Essa é a primeira edição de uma série de 11 volumes com orientações que visam qualificar os pediatras para a utilização da Caderneta como instrumento de vigilância, prevenção e promoção da saúde.
PARA TER ACESSO AO DOCUMENTO, ACESSE AQUI
Conteúdos relacionados no portal:
SBP DIVULGA GUIA PRÁTICO PARA PROMOVER O USO DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA
"Priorize a Amamentação": campanha da SMAM 2025 reforçará importâ...
04/07/2025 , 13:45SBP apoia Congresso de Medicina Geral da AMB
04/07/2025 , 13:44Presidente da SBP destaca déficit de intensivistas pediátricos na...
04/07/2025 , 12:10Presidente da SBP visita Hospital da Criança de Brasília e a sede...
03/07/2025 , 15:02Revista Residência Pediátrica publica volume 15, número 2
03/07/2025 , 13:44RP Convida conversa com Jackeline Motta, especialista do DC de Al...
03/07/2025 , 13:25