Com o objetivo de capacitar e ajudar famílias, pais, responsáveis e profissionais da rede de proteção a crianças e adolescentes acerca da prevenção do uso de drogas, a Coordenadoria de Política sobre Drogas do Estado de São Paulo (COED), promove o curso “Pais na Prevenção”. A atividade é totalmente online e gratuita e as inscrições vão até quarta-feira (27).
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CURSO
Conforme enfatiza o dr. João Paulo Becker Lotufo, especialista em álcool e outras drogas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o curso é importante para esclarecer possível dúvidas que os pais tenham sobre a questão das drogas. “Os pais são a primeira escola dos filhos. Eles são seus primeiros professores, então, nada melhor do que aumentar o conhecimento deles sobre a vida da criança, dos adolescentes, suas dificuldades e a questão das drogas. Quanto mais conhecimento tivermos, mais preparados nós vamos estar para aconselhar os nossos filhos e amigos”, diz.
O especialista reforça também que o curso pode ser feito pelos pediatras, porque é uma forma de adquirirem mais informação e, assim, conseguirem orientar seus pacientes e familiares. “Precisamos aumentar o conhecimento sobre o risco das drogas. Temos que evitar a iniciação precoce porque se a criança ou o adolescente começa a usar drogas ou álcool antes da maturação do cérebro, há maior chances de problema. Se não conseguirmos evitar, pelo menos temos que retardar a iniciação de qualquer droga, seja ela álcool ou droga fumada”, salienta dr. João.
TEMAS – O curso conta com uma carga horária de 20 horas, que são divididas em oito módulos, e dá direito ao internauta a um certificado de conclusão. Ele está estruturado em videoaulas e a plataforma permite interação por meio de um campo de comentários e dúvidas, que serão respondidas por mensagens de texto.
Ao todo, são 18 aulas, quatro bônus e três estudos de caso. Entre os temas abordados estão “O que é droga e seus tipos?”; “Consequências do uso de drogas (dependência)”; “O que é prevenção e como funciona?”; “Como falar sobre drogas com seu filho?”; “O poder viciante das drogas”; entre outros.
Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16Pediatras participam de ação pela vacinação contra o sarampo no M...
12/09/2025 , 10:41Diretora da SBP participa do workshop “Revisitando a Residência M...
12/09/2025 , 10:36Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Nefrologia ...
11/09/2025 , 16:57Sífilis congênita
11/09/2025 , 08:20