O estímulo à qualidade da assistência e do cuidado durante o parto e nascimento motivaram um webinar especial sobre o tema, promovido pela International MotherBaby Childbirth Organization (IMBCO) e a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO). O encontro debateu a International Childbirth Initiative (ICI), lançada em 2018, e que aponta 12 passos para estimular a implementação de cuidados baseados em evidências científicas para maior segurança no parto; e garantia de respeito, bem-estar, proteção e dignidade para a mãe e o bebê.
A diretora de Cursos e Eventos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e secretária do Departamento Científico de Neonatologia, dra. Lilian Sadeck, representou a entidade e apresentou a palestra “Como a Pediatria brasileira pode contribuir para a implantação da ICI no país”. “Acredito que o pediatra deve participar de todas essas discussões sobre a implantação da ICI no Brasil, pois faz parte da equipe que deve estar presente no momento do nascimento. Além disso, as iniciativas e programas da SBP e do Ministério da Saúde já contemplam os passos da ICI”, explica dra. Lilian.
Para a especialista, o evento contribuiu para o cuidado e assistência durante o parto por convidar representantes dos profissionais de saúde que atuam na sala de parto, propiciando a cada um deles colocar a sua visão de como é a melhor forma de atuar nesse momento tão importante para a mulher, o recém-nascido e a família. Ela explica ainda que foi possível discutir a importância de cada um desses profissionais trabalharem em conjunto.
“Eu coloquei o papel imprescindível do pediatra nesse momento, sendo o profissional mais capacitado para atender o recém-nascido, desde que seja capacitado para isso. Também destaquei a importância da equipe que irá prestar a assistência à gestante, recém-nascido e família trabalharem em conjunto, cada um com sua expertise, para atender com qualidade”, complementa.
CONFERÊNCIA – O webinar foi um preparatório para a V Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, previsto para acontecer de 24 a 28 de fevereiro de 2024, em Brasília (DF). O encontro se propõe a sensibilizar participantes para que adotem a ICT em seus serviços de saúde, buscando incrementar a qualidade da assistência e a humanização no cuidado, seguindo as recomendações propostas na iniciativa.
Atualização científica e defesa da inclusão do médico pediatra na...
30/06/2025 , 16:45PED CAST SBP | "Gripe, resfriado ou Covid-19: saiba diferenciar o...
30/06/2025 , 13:57Livro “Endocrinologia Pediátrica - 2ª edição” é lançado durante X...
24/06/2025 , 13:57Autoimagem, autoestima e uso de cosméticos na adolescência: Aspec...
24/06/2025 , 08:38PRN-SBP: 178 profissionais são treinados em Governador Valadares ...
23/06/2025 , 16:44JPed: acesse os informativos do Reporte Semanal de maio de 2025
23/06/2025 , 13:47