Especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) marcaram presença no encontro anual da Academia Americana de Pediatria: AAP Experience (National Conference & Exhibition). O evento, realizado em Nova Orleans (EUA), entre os dias 25 e 29 de outubro, reuniu mais de 16 mil profissionais e contou com aproximadamente 350 palestras, conferências e sessões expositivas, com abordagens sobre 70 áreas temáticas.
Na ocasião, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, assim como o coordenador de Integração Regional, dr. Bruno Paes Barreto, e o presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial, dr. Tadeu Fernandes, acompanharam as discussões e recomendações baseadas em evidências e a apresentação das pesquisas mais recentes da especialidade.
Dentre os principais temas debatidos nas sessões plenárias, estão tópicos como “Medicina neonatal”, “Risco oftalmológico pediátrico”, “Infecções e infestações cutâneas”, “Desenvolvimento infantil em cuidados primários”, “Papel da função intestinal a urologia pediátrica” e “Imunizações: comunicação sem confronto”.
“Além das aulas tradicionais, houve na estrutura do congresso outras atividades voltadas a temas que não são propriamente da área médica. Ocorreram por exemplo palestras sobre ‘uso das mídias sociais pelos pediatras’, ‘recursos tecnológicos para palestrantes’, entre outros, ministradas por profissionais não médicos e fora dos habituais auditórios”, destacou o dr. Bruno Paes Barreto.
Durante o evento, a presidente da SBP também participou de reunião com o presidente da AAP e das sociedades de pediatria da Argentina e Porto Rico, para estreitar o relacionamento institucional entre as entidades e estabelecer possíveis projetos conjuntos em benefício da saúde de crianças e adolescentes do continente.
“A participação dos pediatras brasileiros em iniciativas internacionais é de suma importância, pois propicia o intercâmbio de conhecimento. A partir dessa interação com profissionais de diversos continentes, é possível atualizar as condutar e transmitir o que há de mais moderno para a assistência brasileira”, ressaltou a dra. Luciana.
Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16Pediatras participam de ação pela vacinação contra o sarampo no M...
12/09/2025 , 10:41Diretora da SBP participa do workshop “Revisitando a Residência M...
12/09/2025 , 10:36Inscrições abertas para o exame de Área de Atuação em Nefrologia ...
11/09/2025 , 16:57Sífilis congênita
11/09/2025 , 08:20