Especialistas da SBP participam do programa ‘Combate ao Coronavírus’, da Rede Globo

postado 03/24/2020


Na manhã desta segunda-feira (23), os presidentes dos Departamentos Científicos de Imunizações e Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), drs. Renato Kfouri e Marco Aurélio Sáfadi, respectivamente, participaram ao vivo do programa "Combate ao Coronavírus", da Rede Globo. A produção é apresentada pelo jornalista Márcio Gomes e tem como objetivo apresentar diariamente os diversos aspectos da COVID-19 e atualizar a população acerca dos acontecimentos nacionais e internacionais relacionados ao tema.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

Conforme reforçou o dr. Marco Aurélio Sáfadi, o novo coronavirus se transmite basicamente de forma respiratória e, por isso, é importante que as pessoas evitem aglomerações; e pelos objetos, principalmente quando a mão do indivíduo se infecta e ele a encosta na boca, olhos ou nariz e, assim, o vírus penetra nas mucosas.

"É preciso lembrar que higienizar as mãos com água e sabão é fundamental para diminuir o risco de contágio. A gente tem que ter a cultura de lavagem das mãos porque não serve só para se prevenir do novo coronavirus. Se você mantiver esse hábito de lavar as mãos frequentemente, você está diminuindo o risco de uma série de doenças que são transmitidas dessa forma, como influenza e infecções intestinais", explica.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - No programa também foi abordada a importância da vacinação contra gripe, cuja campanha oficial foi antecipada e teve início na segunda-feira (23) para idosos e trabalhadores da saúde. No dia 16 de abril, será estendida aos professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já em 9 de maio, será a vez das crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais; gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 40 dias e adultos a partir dos 55 anos de idade.

Dados de 2019 mostraram que foram mais de mil os óbitos em virtude da gripe. Por isso, os especialistas reforçaram a importância da população, em especial aquelas pessoas que estão no grupo de risco - idosos, mulheres grávidas, crianças menores que seis anos e portadores de doenças crônicas -, se vacinarem, pois eles podem adoecer com mais gravidade.

"É muito importante a gente se proteger contra o vírus da gripe, porque teremos a circulação em paralelo ao novo coronavirus. Então, se conseguirmos diminuir os casos de influenza, diminuir os números de consulta, internação e mortes, trará um alívio para o nosso sistema de saúde. A gripe é uma doença importante, especialmente nesses grupos de risco que são os alvos da campanha", explica o dr. Renato Kfouri.

Na oportunidade, foram debatidos ainda temas como a montagem de tendas para atender pacientes com suspeita de COVID-19, em Campinas; o isolamento e a importância de impedir novos casos da doenças; as formas de contaminação; quais produtos usar na limpeza para combater o coronavirus; os cuidados para tomar com os pets; além de responder questionamentos enviados pela população; e mais.

Confira todas as orientações da SBP sobre a COVID-19 em https://www.sbp.com.br/especiais/covid-19/ 


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520