Especialistas debatem diagnóstico e tratamento da puberdade precoce central

Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) puderam acompanhar um debate exclusivo sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A transmissão “Diagnóstico e Tratamento da Puberdade Precoce Central”, promovida pela SBP, esclareceu dúvidas frequentes dos pediatras e apresentou atualizações sobre o tema. O encontro já está disponível para acesso no site da instituição.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA.

A moderação do evento – ocorrido na última segunda-feira (12) – foi realizada pelo presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da SBP, dr. Crésio Aragão Dantas Alves, que também conduziu uma apresentação sobre as formas de diagnóstico e tratamento da puberdade precoce central (PPC). Na palestra, o especialista também debateu sobre a velocidade da progressão puberal, além de abordar a epidemiologia e as causas da PPC.

Em seguida, a endocrinologista pediátrica, dra. Cristiane Kopacek – professora de Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – discutiu casos clínicos. Na oportunidade, a professora explicou como conduzir os pacientes e a importância da antropometria e do exame clínico nesses casos.

“O recado que queremos deixar a todos os colegas pediatras é que nunca deixem de examinar os sinais puberais das crianças. É importante que a caderneta da criança seja bem preenchida, com dados completos, para que a gente consiga monitorar o seu crescimento e desenvolvimento”, alertou a especialista.