Especialistas destacam a importância da triagem neonatal para a saúde de recém-nascidos

Qual a importância da triagem neonatal para a saúde e qualidade de vida dos recém-nascidos? Essa foi a questão que norteou a live realizada pela Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Na oportunidade, os especialistas pontuaram a cobertura da triagem nos estados, a luta pela ampliação da triagem, os desafios de organização e sua importância para a saúde pública.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR NA ÍNTEGRA.

Para abordar o tema, a transmissão contou com a participação do presidente do Departamento Científico de Genética da SBP, dr. Salmo Raskin; e das presidentes do SBTEIM e Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), dras. Tania Bachega e Temis Félix, respectivamente. A moderação foi realizada pelo dr. José Simon Camelo, membro do Conselho Científico da SBTEIM.

Durante o evento, dr. Salmo destacou a importância do cuidado com o paciente além do diagnóstico, com um tratamento e acompanhamento eficazes para as crianças. “Para isso, o sistema de saúde do País deve estar adaptado para que o teste do pezinho tenha diretrizes, protocolo, aprovação do tratamento cientificamente comprovado para a doença diagnosticada e fiscalização de que o tratamento seja realmente entregue para as famílias e os pacientes. Existe um desafio gigantesco que precisa ser enfrentado”, disse.