Especialistas visitam serviços de referência na Atenção Integral à Saúde do Adolescente, em São Paulo

Trocar experiências e mostrar o trabalho realizado nos serviços de referência na Atenção Integral à Saúde do Adolescente na cidade de São Paulo (SP). Foi com esse objetivo que a Comissão Organizadora do 15º Congresso Brasileiro de Adolescência promoveu a atividade inédita “Da teoria à prática”, na quarta e quinta-feira (22 e 23 de maio). A ação foi coordenada pelos drs. Benito Lourenço; Maria Sylvia de Souza Vitalle; e Lígia de Fátima Nóbrega Reato e contou com 45 participantes.

Foram realizadas visitas ao Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e ao Instituto de Hebiatria da Faculdade de Medicina do ABC.

EXPERIÊNCIAS - “O campo de saúde do adolescente está fortemente inserido na saúde coletiva. E o objetivo maior deste encontro foi mostrar o tipo de trabalho que especialistas em adolescência fazem. Os participantes puderam trocar experiências com profissionais multidisciplinares de cada Centro de Referência”, explica dra. Maria Sylvia Vitalle, coordenadora do Congresso.

“Aqui no ABC, os visitantes puderam conhecer um pouco do trabalho feito nesta unidade e ver como atua em relação ao número de pacientes, acompanhamento, aderência às consultas, entre outras ações”, contou dra. Sylvia.

PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira (23), será realizado o Fórum sobre adolescência: fortalecendo as famílias. A atividade ocorrerá no auditório da Unifesp e na Escola Viva e tem como público-alvo familiares, educadores, profissionais de saúde e congressistas. Serão abordados temas, como “o uso de substâncias psicoativas” e “mundo digital entre heróis e vilões”, com palestras ministradas por diversos profissionais.

Às 13h, será realizada a conferência “A ação acelerada multissetorial para a saúde dos adolescentes (AA-HA!): fomentando o conhecimento para entender melhor os adolescentes de hoje. A palestra será conduzida pela dra. Sonja Caffe, da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em seguida, ocorrerá a abertura oficial do evento com a leitura da Carta de São Paulo feita por adolescentes. As demais atividades do dia englobam palestras sobre os aspectos relevantes da nutrição, peculiaridades da consulta do adolescente, visita aos pôsteres e roda de conversa. O 15º Congresso Brasileiro de Adolescência acontecerá na capital paulista entre os dias 23 e 25 de maio e tem como objetivo discutir os principais assuntos relacionados à Medicina do Adolescente.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520