As edições do número 11 ao 14 do Reporte Semanal do Jornal de Pediatria (JPed) já estão disponíveis a todos os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os informativos foram enviados aos pediatras entre a segunda quinzena de maio e a primeira quinzena de junho. Entre os assuntos abordados estão o risco de sepse precoce em recém-nascidos; pneumonia causada pelo Mycoplasma pneumoniae na população pediátrica; associação entre práticas educacionais maternas e dificuldades emocionais e comportamentais em escolares; e mais.
ACESSE AQUI OS INFORMATIVOS
No número 11, a dra Maria Fernanda Branco de Almeida, professora associada da Disciplina de Pediatria Neonatal, Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, comenta o artigo “Conservative management of newborns with 35 weeks or more of gestational age at risk for early-onset sepsis: a Brazilian cohort study”. O trabalho avalia o manejo conservador de recém-nascidos com ≥35 semanas de idade gestacional, com risco de sepse neonatal precoce.
No Reporte Semanal de número 12, o artigo “The immunogenic involvement of miRNA-492 in mycoplasma pneumoniae infection in pediatric patients” é comentado pela dra. Carolina Frizzera Dias, professora adjunta de pediatria da Universidade Federal do Espírito Santo. O texto original buscou avaliar o papel do miRNA-492 na progressão da mycoplasma pneumoniae em pacientes pediátricos. Essa é uma das doenças infecciosas mais graves entre as crianças.
Na edição 13, o coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da SBP, dr. Roberto Santoro, analisa o artigo original “Maternal educational practices and mental health disorders of school-age children”. O documento investigou a associação entre práticas educacionais maternas e dificuldades emocionais e comportamentais em escolares, por estudo de corte transversal de 631 pares mãe-criança de um bairro urbano pobre de Recife. Ele faz parte de um estudo mais amplo, que pesquisa as consequências da violência intrafamiliar para a saúde mental de mulheres e seus filhos durante a gravidez, no período pós-parto e sete anos depois do nascimento.
Por fim, o Reporte Semanal número 14, traz os comentários da dra. Marise H. C. Tofoli, preceptora de Gastropediatria da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e de Pediatria do Hospital Materno Infantil de Goiânia, sobre o artigo “Combined multi-channel intraluminal impedance measurement and pHmetry in thedetection of gastroesophageal reflux disease in children with cystic fibrosis”. O texto original busca avaliar a prevalência de DRGE em pacientes com fibrose cística, com e sem manifestações típicas, e comparar os valores da monitorização de pHimpedanciometria e pHmetria em 24h, e analisar a associação ente os episódios de refluxo e os sintomas clínicos.
REPORTE - O projeto Reporte Semanal foi lançado pela SBP em 2022 com a proposta de apresentar aos associados, a cada semana, comentários sobre um artigo original já publicado no JPed, periódico bimestral da entidade. A cada nova edição da revista, seis artigos são selecionados pelo Conselho Editorial e, a partir do 15º dia do seu lançamento tem início o envio dos Reportes Semanais em formato de newsletter.
Desafios Atuais para a Vacinação no Brasil: uma análise crítica e...
18/12/2025 , 08:19
PRN-SBP realiza capacitação inédita para parteiras tradicionais x...
18/12/2025 , 08:00
SBP e outras sociedades de especialidades aderem à iniciativa do ...
16/12/2025 , 13:49
SBP lança hotsite com informações sobre a campanha de reinserção ...
16/12/2025 , 08:40
PEDCAST SBP: "Seletividade alimentar: dicas para ajudar seu filho...
15/12/2025 , 11:41
Confira os aprovados para Área de Atuação em Neonatologia
15/12/2025 , 11:29