Estreia de cinema terá renda destinada a instituições que apoiam e dão assistência a pacientes com câncer infantojuvenil

Estreia esse mês o filme “O quê de verdade importa”, cuja arrecadação líquida com a venda de ingressos será inteiramente revertida em ações focadas na prevenção ao câncer infantojuvenil. A iniciativa integra o calendário do Setembro Dourado, mês dedicado ao tema e que tem como meta conscientizar e ampliar a discussão em torno da doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. As estimativas afirmam que, por semana, são registradas 55 mortes decorrentes.

“O quê de verdade importa” conquistou mais de 2,5 milhões de espectadores na Espanha, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá e Colômbia, com renda líquida também doada a organizações locais que se dedicam ao combate do câncer infantil. Nos países onde foi exibido, a arrecadação bruta foi de cerca de US$ 10 milhões. No Brasil, o valor arrecadado será dividido entre sete organizações que apoiam e dão assistência aos pacientes.

Trata-se de uma ação promovida pela Anagrama Filmes e coordenada por Paco Arango (Maktub) cujo segundo trabalho como cineasta é dedicado ao ator norte-americano Paul Newman, que se dedicou a ajudar milhares de crianças vítimas do câncer no mundo inteiro.

As sete instituições beneficiadas são: TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), em São Paulo; Instituto Desiderata, no Rio de Janeiro; GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), na Bahia; NACC (Núcleo de Apoio à criança com Câncer), em Recife; HPP (Hospital Pequeno Príncipe),em Curitiba; Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre; e HCAA (Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão), em Campo Grande.

Entre os problemas enfrentados pelos militantes e pacientes de câncer está a desigualdade no acesso ao tratamento, apontado como principal desafio no combate à doença. Com o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, as chances de cura podem chegar a 80%, ressaltam estudos da União Internacional para Controle do Câncer. Assim, o objetivo da Campanha Setembro Dourado é divulgar os principais sintomas da doença ao maior número de pessoas, pois dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.

*(Com informações da Palavra Assessoria em Comunicação)