Publicado em 28 de julho de 2017 – por Ludimila Honorato
Assim como os adultos, as crianças também sofrem de estresse. Seja por fatores naturais da vida ou pela estrutura e situação da família, essa reação pode afetar o desenvolvimento cognitivo e causar danos no presente e no futuro.
Transformar as crianças em miniexecutivos é uma das principais situações estressoras para elas. Por mais que os pais queiram e, por vezes, os filhos gostem, encher o dia com escola, curso de idioma, aula de natação, futebol e dança pode não ser saudável.
(...) Níveis de estresse. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) mostrou que o estresse infantil pode ser dividido em três tipos: positivo, tolerável e tóxico. A divisão é feita de acordo com as reações às situações estressoras.
"O estresse positivo é gerado por situações cotidianas da criança, como ir à escola, tomar vacinas, injeções. As crianças têm de passar por essas situações, que podem ser trabalhadas para que elas aprendam a lidar com frustrações", explica a neuropediatra Liubiana Arantes de Araújo, presidente do Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Crescimento da SBP.
Estão abertas as inscrições para o Exame de Área de Atuação em He...
21/03/2025 , 15:25Está no ar a mais nova edição do JPED, vol. 101, nº 1
21/03/2025 , 10:58Reporte Semanal JPed: confira os novos informativos de 2025
21/03/2025 , 10:40Famílias em Pauta: programa de março debate “Insegurança alimenta...
21/03/2025 , 10:37São Paulo receberá 23º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediá...
21/03/2025 , 10:21Síndrome Alcoólica Fetal ou Transtorno do Espectro Alcoólico Feta...
20/03/2025 , 08:32