Evento em São Paulo reúne pediatras e especialistas de todo o País em torno da hesitação vacinal

Renomados especialistas nas áreas de imunizações, infectologia, direito, biologia e psiquiatria estarão reunidos nesta sexta-feira (31/3) e sábado (1/4), em São Paulo, para debater a chamada hesitação vacinal, que consiste no atraso em aceitar ou a recusa das vacinas, mesmo com sua disponibilidade nos postos de vacinação. No encontro, serão discutidas, ainda, estratégias para combater e corrigir a desinformação na prática clínica da pediatria e para aumentar a adesão às vacinas.

O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Instituto Questão e Ciência (ICQ), abordará as causas e consequências da hesitação vacinal, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das dez ameaças globais à saúde. A programação também contemplará temas como a pandemia de informação; estratégias para mudar o comportamento sobre a hesitação vacinal; desinformação em vacinas; desafios na cobertura vacinal; atualizações sobre vacinas covid-19 em pediatria; doença psicogênica epidêmica pós-vacinal; e responsabilidade médica e os direitos da criança e do adolescente.

“Nosso propósito é oferecer uma imersão no tema para as lideranças das nossas filiadas em todo o Brasil, a fim de que possam disseminar tudo o que aprenderem entre os pediatras de suas bases”, explica o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino. Segundo ele, o evento também faz parte do programa SBP e Filiadas, que tem como propósito fortalecer a rede de pediatria em todo o País, através do conhecimento compartilhado.

Entre os palestrantes estão Dra. Natalia Pasternak, bióloga, divulgadora científica e presidente do ICQ; Renato Kfouri, também como membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Programa Nacional de Imunizações (CTAI-PNI), da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações do Estado de São Paulo e vice-presidente da SBIm; Marco Aurélio Sáfadi, pediatra, diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e presidente do DC de Infectologia da SBP; e mais.

Eles estarão à disposição para entrevistas durante o evento. Os agendamentos podem ser feitos por meio da assessoria de imprensa, por telefone ou e-mail.

Serviço:

Pauta: Hesitação vacinal: o que o pediatra precisa saber?

Data: 31 de março e 1º de abril

Local: Hotel Grand Mercure Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Realização: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Instituto de Questão e Ciência (ICQ)

Contatos: (61) 99146-8892 – Milton / (21) 98202-2097 – Leonardo / [email protected]