Eventos impactantes sobre o crescimento é o tema do suplemento anual do JPed


Já está disponível para acesso e download o suplemento nº 95/2019 do Jornal de Pediatra (JPed), publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Nessa edição, o informativo traz como tema central os eventos impactantes sobre o crescimento.

ACESSE AQUI O SUPLEMENTO Nº 95 DO JPED

O editorial, assinado pelo editor-chefe da publicação, dr. Renato Procianoy, destaca que esta edição visa dar subsídios aos leitores para que possam identificar situações críticas que impactam no crescimento infantil.

ARTIGOS - O suplemento conta com 12 artigos de revisão nos quais são discutidos os diversos aspectos relacionados ao crescimento da criança e do adolescente. O primeiro, intitulado “Sono e desenvolvimento pondero-estatural” descreve a associação entre a duração do sono e o desenvolvimento pondero‐estatural entre crianças e adolescente.

Já no artigo “O impacto da asma e seu tratamento no crescimento: revisão baseada em evidências”, é avaliado o impacto da asma e seu tratamento (corticosteroides inalados e outros medicamentos de controle) no crescimento.

ETIOLOGIA - O terceiro artigo “Manejo pós‐natal da falha de crescimento em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional” discute a etiologia e suas consequências para o crescimento e as indicações, os efeitos e a segurança da terapia com hormônio de crescimento biossintético em crianças pequenas para idade gestacional.

Em “As repercussões da infecção por Zika sobre o crescimento”, os autores apresentam as evidências atualmente disponíveis das repercussões da infecção congênita pelo vírus no crescimento infantil, discutem possíveis fatores intervenientes e descrevem dados preliminares desse crescimento em uma coorte de crianças expostas.

CRESCIMENTO - No quinto texto, “Padrões de crescimento pós‐natal do recém‐nascido prematuro: como avaliar”, os especialistas revisaram os principais estudos com curvas de crescimento na monitoração do desenvolvimento e nos ajustes nutricionais apropriados que priorizaram a trajetória individual da velocidade de crescimento pós‐natal.

O artigo seguinte, “Repercussões dos erros inatos da imunidade sobre o crescimento”, faz uma revisão da literatura sobre as repercussões dos diferentes erros inatos da imunidade sobre o crescimento.

DENSIDADE - O sétimo artigo, “Crescimento linear e metabolismo ósseo em pacientes pediátricos com doença inflamatória intestinal”, tem como objetivo a revisão da fisiopatologia e dos métodos de avaliação do crescimento linear e densidade mineral óssea em crianças e adolescentes com diagnóstico de doença inflamatória intestinal.

No oitavo texto, “Crescimento e respiradores orais”, os autores avaliam a relação entre respiração oral e distúrbios do crescimento entre crianças e adolescentes. Intitulado “Efeitos da atividade física sobre o crescimento de crianças”, o nono artigo tem como objetivo descrever o conhecimento científico atual sobre os efeitos do exercício físico no crescimento das crianças e adolescentes desde a vida intrauterina.

O décimo artigo aborda o crescimento da criança nascida a termo nos primeiros seis meses de vida em amamentação exclusiva, que apresenta o crescimento diferenciado em comparação com as crianças alimentadas com fórmulas infantis.

DISFUNÇÃO - Já o penúltimo texto, “Disfunção entérica ambiental e crescimento”, descreve os indicadores atuais da disfunção entérica ambiental e sua relação com déficit de crescimento linear e com o indicador antropométrico estatura‐idade.

O último artigo traz como tema a “Influência da terapia antirretroviral no padrão de crescimento em crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids”. O texto tem como objetivo avaliar a influência da terapia antirretroviral no padrão de crescimento em crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids.