Com participação ativa de 110 inscritos, foi concluída com chave de ouro mais uma atividade, com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), direcionada à qualificação dos profissionais. Um curso de atualização em gastroenterologia pediátrica, organizado pelo Departamento Científico da SBP que se dedica ao tema, trouxe aos participantes a oportunidade de debater sobre novidades relacionadas a essa área, com a ajuda direta de especialistas renomados, como dr Mauro Batista de Morais (SP), dr Matias Epifânio (RS) e dr Silvio de Carvalho (RJ).
Entusiasta da formação e da atualização continuada dos pediatras brasileiros, a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, comemorou o resultado. “Nesta gestão, junto com todos os DCs e com o apoio integral da diretoria, temos buscado oferecer aos associados e também à sociedade acesso a informações importantes para que os diagnósticos sejam cada vez mais precisos e os tratamentos eficazes. É isso que torna a medicina brasileira, em especial no campo da pediatria, um exemplo para o mundo. Continuaremos a atuar para manter essa reputação”, disse.
A partir do tema central proposto – O que muda após o Congresso Mundial de Montreal 2016 – os palestrantes convidados ofereceram uma revisão do diagnóstico e da conduta na assistência à criança e ao adolescente com doenças do aparelho digestivo. Além disso, abordaram as possibilidades de aplicabilidade na prática clínica de novos aspectos desses transtornos, os quais já haviam sido discutidos no encontro que aconteceu no Canadá com foco em questões de gastroenterologia, hepatologia e nutrição em pediatria.
A atividade teve inicio com uma exposição do dr Matias Epifânio sobre microbiota intestinal. Na sequência, foi a vez do dr Mauro Batista de Morais fazer uma abordagem sobre distúrbios funcionais no lactente, incluindo a cólica do lactente e a regurgitação/refluxo. O último expositor foi o dr Silvio Carvalho, que falou sobre distúrbios funcionais na criança e no adolescente, como dor abdominal e constipação intestinal.
No segundo bloco de palestras, os temas foram: diarreia aguda: novas soluções para um velho problema, com dr Mauro Batista de Morais; alergia alimentar em gastroenterologia pediátrica: situação atual e perspectivas para o futuro, sob o comando do dr Matias Epifânio; e doença celíaca e doença inflamatória intestinal: quando suspeitar e princípios do tratamento atual, conduzido pelo dr Silvio de Carvalho (RJ).
O acesso a cursos como este, em diferentes áreas, é garantido aos pediatras que são associados à SBP. Para eles, além de saberem com antecedência o que está programado, ainda há descontos e outras vantagens. Os profissionais que ainda não fazem parte da Sociedade Brsileira de Pediatria e estão interessados em se associar podem encontrar outras informações sobre como concluir este processo, no seguinte link: https://www.sbp.com.br/institucional/associados/
Comissão Científica do 27º Congresso Brasileiro de Perinatologia ...
18/07/2025 , 15:42Confira os novos reportes disponíveis do JPED
17/07/2025 , 14:25SBP realiza visita ao CFM para ampliar diálogo em defesa da saúde...
16/07/2025 , 19:45Tratamento da doença mão-pé-boca em crianças
15/07/2025 , 08:21PED CAST SBP: "Miopia e astigmatismo na infância: o que é preciso...
14/07/2025 , 10:24Cosméticos na Infância: importância da leitura de rótulos como um...
10/07/2025 , 08:13