É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Pediatria comunica o falecimento do professor Calil Kairalla Farhat, ocorrido ontem. O velório está sendo realizado no Salão Nobre da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), à rua Botucatu, 740, Vila Clementino, em São Paulo. O sepultamento ocorrerá às 12 horas, no Cemitério de Congonhas, à rua Ministro Álvaro de Souza Lima, 101, no Jardim Marajoara.
Dr. Calil integrava a Academia Brasileira de Pediatria (ABP), ocupando a cadeira nº 19, cujo patrono é Domingos Matos Pereira. Ex-presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade, estava sempre presente na vida da entidade, ministrando aulas, participando de diferentes comissões, organizando Congressos e Jornadas da SBP e da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Foi também, durante muitos anos, revisor do Jornal de Pediatria.
Nascido em 7 de novembro de 1935,em Fernando Prestes, estado de São Paulo, dr.Calil era filho de Jacob Kairalla Farhat e Wadiha Mussallam Farhat e casado com Renée Letayf Farhat.
Na Escola Paulista de Medicina (EPM) – hoje Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e onde é professor titular da disciplina de Infectologia Pediátrica do Departamento de Pediatria –, dr. Calil se formou em 1959 e foi assistente voluntário da Clínica Pediátrica de janeiro de 1960 a dezembro de 1966. Nos primeiros 20 anos de atuação profissional, teve intensa dedicação à assistência médica, exercida em enfermarias, ambulatórios e serviços de emergência das instituições onde trabalhou: a EPM, a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e o Hospital Emílio Ribas – hoje Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER).
No ensino, desempenhou atividade constante na graduação e na pós-graduação, na UNIFESP/EPM, IIER e Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). Na área de pesquisa, coordenou, no Brasil, projetos internacionais relacionados a antibióticos e vacinas contrainfluenza. Muito premiado, teve seu trabalho sobre vacinação de gestante contra meningococos A e C e a passagem de anticorpos para o recém-nascido laureado pelo Center for Diseases Control (CDC), de Atlanta, Estados Unidos.
Desde o início se sua carreira, dr. Calil atuou também continuamente em Saúde Pública. Em 1962, foi um dos coordenadores de campo do Plano Piloto de Vacinação contra a Poliomielite, elaborado e coordenado pelo dr. Albert Sabin. Foram vacinadas 17.000 crianças da região de Santo Amaro (Interlagos) com a “vacina Sabin”, o que representou o início da aplicação do imunógeno no País.
Dr. Calil publicou, organizou ou editou mais de 20 livros, dentre os quais “Infectologia Pediátrica”, já na sua 3ª edição e “Fundamentos e Prática das Imunizações”, na 5ª edição. Foi responsável também por 145 capítulos de livros e mais de 174 artigos em periódicos do Brasil e do exterior.
Nova edição do JPed aborda a relação entre as mudanças climáticas...
02/05/2025 , 14:39DC de Imunologia Clínica da SBP publica série de vídeos sobre Err...
02/05/2025 , 14:37SBP divulga documento sobre mudanças climáticas e orientações par...
02/05/2025 , 14:25Dermaped 2025: Vai até 6 de junho prazo para envio de trabalhos c...
02/05/2025 , 14:16GT de Países de Língua Portuguesa promove segunda live sobre emer...
02/05/2025 , 13:57Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56