Fator de impacto 2018 mantém JPed entre as mais importantes publicações científicas


O fator de impacto 2018 do Jornal de Pediatria (JPed), publicação científica da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), foi de 1,689. O índice foi divulgado oficialmente na última quinta-feira (20) pela Thomson Reuters, que, anualmente, seleciona as 124 revistas pediátricas mais importantes do mundo, a maioria dos Estados Unidos e Europa.

O fator de impacto é uma medida internacional que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em um periódico. A classificação é dividida por áreas de atuação na medicina. A Pediatria, por exemplo, possui um Fator de Impacto mais baixo em relação às outras áreas.

O JPed está muito bem cotado no cenário internacional, pois é a única revista brasileira e uma das poucas da América Latina nessa lista. “Mantivemos o mesmo percentil rank do ano passado entre as revistas pediátricas, ou seja, estamos na mediana das revistas voltadas à nossa especialidade”, comemora o editor científico do JPed, dr. Renato Procianoy.

Já no CiteScore da Scopus, o índice do JPed em 2018 foi de 1,88, o que coloca a publicação em 77º lugar (Quartil 2) entre as 277 revistas pediátricas indexadas na base de dados da Scopus. “Esses dados são importantes para a construção do Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros”, destaca o dr. Procianoy.

85 ANOS DE TRADIÇÃO – Em circulação desde 1934, o JPed é uma publicação bimestral que abrange as diversas áreas da pediatria. Desde 2016 é produzido um suplemento anual, além das seis edições bimensais, com artigos de revisão para atualização dos pediatras.

Dividido em quatro seções – Editoriais; Artigos de revisão; Artigos originais e Cartas ao editor – tem entre seus objetivos contribuir de forma sistemática para a elevação do padrão da prática pediátrica e do atendimento médico especializado em crianças e adolescentes.

Entre suas fontes de indexação estão a Index Medicus/MEDLINE, SciELO, EMBASE/Excerpta Medica, Medical Research Index, University Microfilms International, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sociedad Iberoamericana de Información Científica (SIIC) Data Bases, Science Citation Index Expanded, Journal Citation Reports/Science Edition J Pediatric (Rio de Janeiro).