Fator de impacto do JPed aumenta em 2019

O fator de impacto do Jornal de Pediatria (JPed), publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), subiu de 1,689, em 2018, para 2,029, em 2019, o que representa um aumento de 20,13%. O índice foi publicado oficialmente, na última segunda-feira (29), pela Thomson Reuters, que, anualmente, seleciona as 128 revistas pediátricas mais importantes do mundo, a maioria dos Estados Unidos e Europa.

Conforme explica o editor científico do JPed, dr. Renato Procianoy, o fator de impacto é um índice internacional que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em um periódico. A classificação é dividida por áreas de atuação na Medicina. A Pediatria, por sua vez, possui um Fator de Impacto mais baixo em relação a muitas outras áreas da Medicina.

“Com esse aumento expressivo que o JPed teve, ele volta ao Quartil 2 (Q2) de Pediatria, ficando na posição 54 de 128 revistas. É uma excelente notícia e uma relevante conquista porque mostra a importância da publicação tanto em nível nacional quanto internacional. Nós somos a única revista brasileira e uma das poucas da América Latina nessa lista”, celebra o dr. Renato.

O editor-chefe também ressalta que o JPed está à frente de diversas publicações de Pediatria renomadas mundialmente. Portanto, essa conquista é “motivo de muito orgulho para toda a diretoria da SBP, para o conselho editorial e, automaticamente, para os autores que publicam nesta revista de reconhecimento e valor internacional. O aumento do fator de impacto contribui também para a quantidade e a qualidade dos artigos recebidos pelo periódico, permitindo, assim, uma avaliação ainda melhor futuramente”, enfatiza.

CONFIRA ABAIXO O GRÁFICO QUE MOSTRA O DESEMPENHO DO JPED NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS:

CITESCORE – Já no CiteScore da Scopus, o índice do JPed em 2019 foi de 2,88, o que coloca a publicação em 91º lugar (Quartil 2) entre as 286 revistas pediátricas indexadas na base de dados da Scopus. “Além disso, em 2019, o JPed subiu dois pontos no percentil, ficando no percentil 68, o que representa uma boa colocação. Esses dados são de suma relevância para a construção do Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todo o País”, destaca o dr. Procianoy.

HISTÓRICO – O JPed é uma publicação bimestral em circulação desde 1934, que abrange inúmeras áreas da pediatria. Desde 2016, produz um suplemento anual com artigos de revisão para atualização dos pediatras, além das seis edições bimensais.

Com 86 anos de tradição, o periódico é dividido em quatro seções – Editoriais; Artigos de revisão; Artigos originais e Cartas ao editor – e tem entre seus objetivos contribuir de forma sistemática para a elevação do padrão da prática pediátrica e do atendimento médico especializado em crianças e adolescentes.

Entre suas fontes de indexação estão a Index Medicus/MEDLINE, SciELO, EMBASE/Excerpta Medica, Medical Research Index, University Microfilms International, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Sociedad Iberoamericana de Información Científica (SIIC) Data Bases, Science Citation Index Expanded, Journal Citation Reports/Science Edition, Web of Science.