Em texto publicado na seção Artes, Humanidades e Pediatria, no site da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a dra. Teresa Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), faz reflexão onde aborda uma questão sensível a muitas famílias: a fé como um auxílio para pessoas envolvidas em tratamentos de câncer.
CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA.
A médica ressalta a importância da cautela dos pediatras oncologistas, quando estão frente a essas situações, visto que, não podem julgar ou serem preconceituosos com a cultura religiosa da família – seja ela qual for. No entanto, diz ela, é necessário que o especialista avalie se determinadas ações da família podem atrapalhar no tratamento e orientá-los sobre os benefícios dos medicamentos, quimioterapia e cirurgias.
Além desse aspecto, dra. Teresa reforça a delicadeza que deve haver ao passar informações em situações complicadas. Toda a equipe envolvida deve ser cautelosa ao falar sobre o estado físico do paciente pediátrico, já que, as más notícias são difíceis de serem enfrentadas. “Cabe a nós médicos, transmitir e zelar não apenas pelo estado físico dessa família, mas também dar o maior suporte possível nesse momento delicado da vida”, destaca.
SOBRE O ESPAÇO – O Artes, Humanidades e Pediatria foi criado com a intenção de haver discussões sobre tópicos que abrem a visão de mundo e, assim, sirvam de inspiração para todos os pediatras. Mas, além disso, visa revelar talentos ocultos e apresentar ao mundo a produção dos pediatras que fazem literatura, poesia, música e pintura.
Caso deseje enviar alguma produção artística (reflexões, poesias, músicas, pinturas, fotografias,) para ser inserida no site, basta encaminhar para [email protected].
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PÁGINA.
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12