Publicado em 19 de março de 2019 - por Phillippe Watanabe
A notícia falsa da vez envolve preocupação de pais, relatos de choros dos filhos e ação de "trolls" da internet. Tudo envolve a figura grotesca Momo, que supostamente está presente em vídeos do YouTube Kids ensinando crianças a se matar.
A reportagem da Folha passou dois dias assistindo a vídeos no YouTube Kids à procura de Momo. A busca começou com as animações que teriam a imagem bizarra, segundo relatos nas redes sociais, e depois continuou com as recomendações de vídeos oferecidas e sua reprodução automática.
(...) O vídeo era citado como exemplo contraindicado a crianças em um blog que alertava pais sobre possíveis riscos do YouTube. Procurada, a empresa não respondeu até a publicação desta reportagem.
Liubiana Arantes, neurocientista e presidente do departamento científico de comportamento e desenvolvimento da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), diz que o pânico gerado pelo Momo é um eco do jogo Baleia Azul, de 2017. À época, Thiago Tavares, presidente da ONG Safernet, disse que a história falsa acabou virando realidade com a atenção da mídia. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/03/folha-busca-momo-por-dois-dias-no-youtube-kids-mas-figura-nao-aparece.shtml?loggedpaywall
Para proteger crianças e adolescentes, SBP defende imposto seleti...
08/09/2025 , 10:56Especialista da SBP participa de evento sobre proteção de criança...
08/09/2025 , 10:48PEDCAST SBP: "Uso de fones de ouvido por crianças e adolescentes:...
08/09/2025 , 10:45PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45Alívio da dor na doença falciforme é discutido em webinar da SBP
05/09/2025 , 11:44Cine TDAH reúne pediatras em formato inovador de atualização cien...
05/09/2025 , 11:25