Para debater a implementação da residência em pediatra de três anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoverá em Brasília, nos dias 14 e 15 de junho, o Fórum “Programa de Residência Médica: uma realidade a ser construída por todos”. O evento é gratuito e abordará questões sobre a qualidade do atual currículo e formação profissional do médico especializado no atendimento de crianças e adolescentes.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
O evento é uma promoção da SBP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Mais informações sobre como realizar sua inscrição serão divulgadas oportunamente no site da SBP. A expectativa é de que representantes de entidades médicas, professores, preceptores e residentes participem do encontro e ajudem na reflexão sobre as temáticas que constam da programação.
ENTIDADE - No dia 14, a partir das 14h, dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, participará da mesa de abertura, apresentando a visão da entidade a respeito de como deve ocorrer a formação acadêmica do pediatra. Na ocasião, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), dr. Carlos Vital T. Côrrea Lima, e a secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), dra Rosana Leite, também estarão presentes.
Na sequência, as atividades serão destinadas a tratar da implantação dos três anos de residência. Entre os temas abordados estão, a proposta do Grupo de Trabalho da SBP sobre o tema, com a participação da coordenadora de Residência e Estágios em Pediatria da SBP, dra. Ana Cristina Ribeiro Zöllner; as expectativas dos Presidentes das Comissões Estaduais de Residência Médica (CEREMs), representados pela dra. Tânia Denise Resener; e as expectativas dos preceptores, com a dra. Susana Maciel Wuillaume.
MODELO - No dia 15, serão explicitadas a atual situação dos programas que já implementaram o novo modelo e as perspectivas futuras para as diferentes regiões do País. Participarão desse debate: dr. Aurimery Gomes Chermont, representando a Região Norte; dra Helita Regina F. Cardoso de Azevedo (Nordeste); dra Marise Helena Cardoso Tófoli (Centro Oeste); dr Silvio da Rocha Carvalho (Sudeste); e dr Paulo de Jesus H. Nader (Sul).
A programação conta ainda com uma palestra do presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambo (Sopepe), dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, sobre “O que os três anos trouxeram para a formação dos novos pediatras”. Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com a SBP ou com o CFM.
Novembro Roxo: SBP organiza live de atualização sobre cuidados co...
10/11/2025 , 13:52
Lancet Countdown América Latina: de promessas a ações climáticas ...
10/11/2025 , 13:31
COP30: Aquecimento global ameaça a saúde infantil na América Lati...
10/11/2025 , 10:29
PEDCAST SBP: "Calendário de Vacinação da SBP 2026 - Atualização"
10/11/2025 , 12:15
Uso de suplementos alimentares na infância deve ser avaliado com ...
07/11/2025 , 15:27
Dra. Leda Amar de Aquino conta um pouco da sua história e carreir...
07/11/2025 , 11:18