Governo permite que UPAs atendam com apenas dois médicos

A mudança anunciada pelo Ministério da Saúde visa flexibilizar a implementação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entretanto, abre um precedente que preocupa, e bastante, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), como explica a seguir a dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, diretora da entidade.  (…) “Essa quantidade mínima de dois médicos por unidade possibilita …

jovem-pan

A mudança anunciada pelo Ministério da Saúde visa flexibilizar a implementação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entretanto, abre um precedente que preocupa, e bastante, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), como explica a seguir a dra. Maria Tereza Fonseca da Costa, diretora da entidade. 

(…) “Essa quantidade mínima de dois médicos por unidade possibilita que vários profissionais sejam dispensados, incluindo muitos pediatras, que são os mais capacitados para atender as crianças e adolescentes nas emergências. A grande preocupação da SBP é que essa resolução, que possui parâmetros mais voltados para o número de atendimentos, desqualifique as UPAs”, salienta. 

Assista à entrevista na íntegra.