I Encontro de Residentes em Pediatria no PedNorte discute os novos desafios da especialidade no Século XXI

“A SBP está aberta para ouvir os residentes e suas ideias e necessidades junto aos programas de residência médica a fim de contribuir para o aprimoramento da sua formação”. Foi com essa mensagem que o 1° vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal abriu o I Encontro dos Residentes e das Ligas de Pediatria da Região Norte. A atividade foi moderada pela diretora de Cursos e Eventos da SBP, dra. Lilian Sadeck.

No centro dos debates, estiveram as discussões sobre os novos desafios da pediatria no Século XXI. Na oportunidade, o dr. Edson liberal salientou a importância das ligas de pediatria, que segundo ele “permitem aos estudantes aprofundar seus conhecimentos ainda no período de graduação em medicina, na especialidade Pediatria”.

Integrante da Liga de Pediatria e Neonatologia do Amazonas (LAPENAM), a estudante Tárcia Alfaia de Almeida falou sobre a importância daqueles que desejam ser pediatras. “É inspirador ver como a pediatria é ampla. Quero me especializar em neonatologia e a dedicação dos meus preceptores por essa área de atuação só me faz ter a certeza de que esse é o caminho que desejo seguir. Não me vejo fora da pediatria”, disse.

Já o residente em Pediatria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) dr. Caio Luís Marques Gomes, relatou suas experiências e dificuldades na residência médica em pediatria e os anseios da carreira. Segundo ele, a falta de estrutura nos serviços de saúde pública na Região Norte tem dificultado a fixação de profissionais especializados, concentrando a maior parte deles nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

“Infelizmente a Região Norte não é uma referência em várias especialidades médicas, inclusive a pediatria. Precisamos trabalhar pela descentralização dos centros de referências. Meu desejo, após concluir a residência, é ficar aqui no Norte para trabalhar e cuidar da nossa população com os mesmos recursos tecnológicos e humanos dos grandes centros em saúde pública”, argumentou. 

Encerrando o Encontro, o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino disse que essa atividade no PedNorte mostra a força da pediatria brasileira e o quanto é importante que os novos pediatras trabalhem e contribuam para a constante melhoria da saúde das crianças e adolescentes.