I Encontro Matogrossense sobre Prematuridade contará com especialista de Desenvolvimento e Comportamento da SBP

A integrante do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Ana Maria Lopes, será uma das palestrantes do I Encontro Matogrossense sobre Prematuridade, que ocorre entre os dias 27 e 28 de novembro, em Cuiabá (MT). Na ocasião, a especialista ministrará a conferência sobre “A importância dos primeiros mil dias de vida da criança”, com ênfase nos principais marcos do desenvolvimento e seu impacto na saúde do indivíduo a longo prazo.

“Os primeiros mil dias contemplam o período da gestação até dois anos de idade. Nessa fase, o acompanhamento médico é essencial. O pediatra deve ter em perspectiva essa responsabilidade e orientar os pais sobre todas as necessidades do bebê – seja no campo biológico, afetivo e social – para evitar que possíveis deficiências tenham impacto negativo no crescimento do indivíduo”, informa a especialista.

O Encontro, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com os Hospitais integrantes da Estratégia QualiNeo, tem como missão estimular a reflexão acerca da prematuridade – a principal causa de mortalidade e morbidade perinatal no Brasil. O evento terá como foco as consequências imediatas e tardias geradas pelo problema e sua implicação nas esferas de saúde pública e individual.

PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia, o representante do Ministério da Saúde, João Batista de Castro Lima, falará sobre “Boas práticas obstétricas e prematuridade”. Durante a tarde, os debates estarão concentrados na mesa-redonda “Práticas, evidências e desafios em prematuridade”, coordenada pela dra.  Lúcia Helena Barboza Sampaio, do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT). Na oportunidade, serão tratadas a “Aplicação do Método Canguru na UTI Neonatal”; “Nutrição e a importância do Aleitamento Materno”; “Retinopatia e sequelas visuais”; entre outros temas.

No dia 28, as atividades cientificas serão iniciadas com a “Exposição de Práticas Exitosas” das equipes da Estratégia QualiNEO de hospitais da região. Em seguida, a mesa-redonda “Estimulando o desenvolvimento do prematuro”, sob coordenação da dra. Paula Helena Bumlai, abordará os temas: “Neuroplasticidade e a importância da estimulação precoce”; “Desenvolvimento e habilidades de linguagem”; “O impacto da prematuridade no desenvolvimento psicossocial e emocional da criança”, entre outros.

No mesmo dia, a dra. Laura Cristina Alencastro de Moura, do Hospital Santa Helena, apresentar a conferência “A importância do Cuidado Compartilhado na Rede de Atenção à Saúde”. À tarde, acontecerão ainda as mesas-redondas “A importância da família no cuidado ao Prematuro” e “Aprimoramento e inovação no cuidado para a redução da morbimortalidade neonatal”, assim como a conferência “Panorama da prematuridade”.